Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, restringe internações na UTI - Cidades - O Sol Diário
 
 

Atendimento30/05/2013 | 20h34

Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, restringe internações na UTI

Decisão foi tomada pela direção da unidade de saúde após a morte de dois bebês

Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, restringe internações na UTI Lucas Correia/Agencia RBS
Direção do Hospital Marieta Konder Bornhausen suspendeu internação de novos pacientes na UTI Foto: Lucas Correia / Agencia RBS
Após a morte de duas crianças na UTI do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, uma delas vítima de infecção respiratória, a unidade hospitalar divulgou na quinta-feira um comunicado. Na nota, a direção explica o porquê da decisão de suspender a internação de novos pacientes na Unidade de Cuidados Intermediários do setor de Neonatologia.
 
Entre as justificativas, estão a superlotação da unidade e a detecção de duas mortes na última semana. A medida foi tomada por orientação do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar. A nota explica ainda que:

“Segundo o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar as medidas se fazem necessárias para evitar a superlotação da unidade, o que poderia propiciar o surgimento de novos casos de infecção.

A UTI neonatal é um setor de assistência aos bebês recém-nascidos com alto risco de complicações peri e pós-parto (devido ao baixo peso, prematuridade e consequentemente imaturidade dos órgãos e imunidade).

Quadros infecciosos são as complicações mais comuns em Unidades de Terapia Intensiva, devido à baixa imunidade, gravidade dos pacientes e necessidade de intervenções médicas para o tratamento curativo destes. Não houve relação entre os dois óbitos ocorridos no setor de Neonatologia.”

De acordo ainda com o comunicado, não houve relação entre as duas mortes ocorridas no setor de neonatologia. Para que os casos fossem melhor investigados, o Serviço de  Controle de Infecção Hospitalar encaminhou amostras para o Laboratório Central (Lacen) para afastar infecções virais.

Os resultados para vírus Influenza foram negativos. O Serviço de Controle de Infecção aguarda os resultados para outros vírus típicos desta faixa etária.

O hospital também informou que está tomando outros tipos de medidas para readequar as rotinas de trabalho e a prevenção de infecções como a restrição parcial do fluxo de visitas, intensificação nas atividades de higienização e limpeza, além de treinamento de funcionários do setor para a prevenção de infecções.

O SOL DIÁRIO

Notícias Relacionadas

Investigação 28/05/2013 | 19h59

Hospital Marieta, de Itajaí, reduz partos depois de morte de bebê

Menino de 12 dias morreu por insuficiência respiratória aguda

O Sol Diário
Busca