Três aeroportos de Santa Catarina ficam fechados por causa de neblina marítima - Cidades - O Sol Diário
 
 

 
 

Atenção passageiros10/09/2013 | 06h39Atualizada em 10/09/2013 | 11h48

Três aeroportos de Santa Catarina ficam fechados por causa de neblina marítima

Operações foram normalizadas por volta das 9h30min em Florianópolis, Joinville e Navegantes

Três aeroportos de Santa Catarina ficam fechados por causa de neblina marítima Guto Kuerten/Agencia RBS
Após quase 16 horas, primeiro avião pousa em Florianópolis Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS

Um fenômeno que raramente acomete as cidades catarinenses durante tantas horas comprometeu a circulação aérea por mais de 16h no Estado. O forte nevoeiro que se formou em Santa Catarina fechou os aeroportos de Florianópolis, Joinville e Navegantes no início desta semana.

Todos os pousos no Hercílio Luz, em Florianópolis, ficaram suspensos desde as 18h10min de segunda-feira e as decolagens cessaram 30 minutos depois. As operações permaneceram impedidas até as 9h37min desta terça-feira. Foram 41 voos cancelados e mais de 10 outros atrasados. A primeira aeronave partiria para Belo Horizonte às 5h15min.


::: Veja imagens no Instagram do DC

::: Confira AQUI as informações do seu voo

Confira como foi a cobertura ao vivo pelo Twitter:
       

O primeiro avião que pousou na Capital na manhã desta terça-feira veio do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão. Uma das passageiras contou que o horário previsto para a decolagem era 7h50min, mas teve que aguardar cerca de 30 minutos dentro da aeronave estacionada. O piloto da aeronave afirma que o voo foi tranquilo, mesmo controlado apenas por aparelhos e sem visibilidade alguma. Em seguida a aeronave decolou para Guarulhos (SP).

Com a reabertura do aeroporto Hercílio Luz formou-se grande fila para entrada na área de embarque. A maioria das pessoas não sabia se o avião que tinha pousado iria para o seu destino, no entanto, no painel, os voos, que antes estavam cancelados, apareciam como confirmados.

Para Ricardo Diestel May, da assessoria da Infraero, a situação não é comum. Ele afirma que o aeroporto de Florianópolis tem o maior índice de operacionalidade do Sul do país.

— Temos mais de 99% de operacionalidade. Quando são feitos planos de voo, o Hercílio Luz sempre aparece como aeroporto de alternância, porque nossas condições climáticas são excelentes — declarou.

::: Confira a previsão do tempo para esta terça-feira

Em Navegantes, no aeroporto Ministro Victor Konder, nenhum avião pousou ou decolou das 17h às 9h. Dos 23 voos previstos para terça, três foram cancelados e quatro atrasaram. O aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville, foi fechado para pousos e decolagens às 6h e reabriu cerca de três horas depois. Pelo menos três voos foram suspensos.

Aeroporto lotado e impaciência

A espera é longa no aeroporto da Capital. O casal blumenauense Paulo Roberto Zimmermann Júnior e Grazielle Pereira comprou a passagem aérea com destino ao Rio de Janeiro em abril. A companhia trocou quatro vezes o horário de partida até o dia da viagem. O último combinado era a às 6h43min desta terça-feira. Paulo e Grazielle saíram de Blumenau às 3h, mas tiveram a viagem aérea suspensa devido ao mau tempo. Para os dois, a única assistência dada pela companhia foi a troca do voo - eles irão primeiro para Porto Alegre, com previsão de chegada às 17h no Galeão, aeroporto do Rio.

 
Casal esperava decolar para o Rio de Janeiro nesta manhã
Foto: Guto Kuerten / Agência RBS

— Nós vamos perder um dia todo que iríamos aproveitar em Búzios. Também vamos perder o transfer do aeroporto até o hotel, que já estava acertado — contou Paulo.

A Infraero informou que as companhias aéreas evitaram maiores transtornos informando a situação aos passageiros com antecedência. Também foram disponibilizados hotéis e transporte para quem aguardava os voos de segunda à noite.

Nevoeiro marítimo

Não apenas pelo ar, mas também pelo mar foram percebidos os efeitos causados pelo nevoeiro. Em Itajaí, funcionários da Rádio Costeira, que presta auxílio e informações às embarcações, relataram que a visibilidade a olho nu ficou totalmente comprometida das 18h às 21h30min de segunda-feira. Barcos pesqueiros navegavam por instrumentos.

O Porto de Itajaí fechou às 15h de domingo sem previsão para reabrir, conforme a Itajaí Práticos, responsável por manobras de navios.

::: Leia mais sobre o tempo no blog do Puchalski

DIÁRIO CATARINENSE

Notícias Relacionadas

Voos cancelados 09/09/2013 | 20h28

Voos são cancelados nos aeroportos de Florianópolis e Navegantes por conta da neblina

Previsão da Infraero é que as operações sejam retomadas somente às 9h de terça-feira

Mau tempo 09/09/2013 | 19h55

Nevoeiro marítimo fecha Aeroporto Ministro Victor Konder, em Navegantes

Pelo menos seis voos foram cancelados desde às 17h

 
O Sol Diário
Busca