O que é dermatologia? - Cidades - O Sol Diário
 
 

Artigo22/10/2013 | 15h33

O que é dermatologia?

Por Ana Paula Scremin, dermatologista

O que é dermatologia? Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação
A pele é o maior órgão do corpo humano. É uma grande capa de proteção contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol. Esta barreira de proteção vem das células da epiderme e derme, secreção de sebo e suor, formando uma capa especial – como um manto protetor.

O dermatologista é o médico mais indicado para tratar, prevenir e diagnosticar todos os problemas de pele e recomendar tratamentos para deixá-la mais saudável e bonita.

Após completar os seis anos de faculdade, o médico dermatologista presta uma prova para ingressar na residência médica de dermatologia, atualmente uma das áreas mais concorridas da medicina.

A residência de dermatologia pode durar de 2 a 4 anos. Durante este período o médico se dedica em tempo integral ao estudo da pele, cabelos e unhas. Aprende a diagnosticar e tratar doenças da pele, fazer cirurgias , tratamentos corretivos e estéticos com o uso de preenchedores, toxina botulínica, laser, entre outros.

Após terminar a residência, o dermatologista precisa passar por uma prova da Sociedade Brasileira de dermatologia (SBD) para conseguir o título de especialista. Hoje, além do número do CRM, o médico especialista recebe um número de RGE – Registro de Qualificação de Especialista. Este número confirma que ele é realmente especialista na área em que atua.

Antes de fazer qualquer tratamento, procure o seu dermatologista. Para saber mais acesse o site da Sociedade Brasileira de Dermatologia: sbd.org.br .

O SOL DIÁRIO

O Sol Diário
Busca