Quando alongar? - Cidades - O Sol Diário
 

02/02/2014 | 18h47

Quando alongar?

Larissa Sinhorim, fisioterapeuta, pós-graduada em Terapia Manual, mestranda em Fisioterapia na Udesc

Quando alongar? Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação

Alongar antes, durante ou logo após a realização da atividade física intensa? Essa dúvida se faz presente na grande maioria dos adeptos da atividade física repetida. E a resposta adequada é em nem um desses momentos, ao menos no dia do treino.

Atualmente, a atividade física intensa está fazendo parte do cotidiano de uma grande parte da população, em busca primordialmente de qualidade de vida. Grupos de corrida e de treinamento funcional ganham cada vez mais adeptos nas praias e ruas da nossa região. Mas infelizmente, lesões neuromusculoesqueléticas acabam tornando-se corriqueiras nos praticantes dessas modalidades.

Em alguns casos, o modo de evitar essas lesões é ficar atento ao alongamento. Pesquisas recentes mostraram que atividades de alta intensidade, que levam ao esgotamento, tendem a causar microrroturas musculares. Desta forma, alongar logo após o treino pode aumentar essas lesões. Por outro lado, alongar antes pode deixar músculos e articulações "frouxos", favorecendo o surgimento de lesões.

O mais correto, de acordo com a literatura recente, é realizar sim o alongamento, que é essencial, mas após 24 horas de treinamento intenso — e com um tempo de dois a três minutos em cada posição, ganhando a ampliação tecidual de uma forma gradativa e correta, trabalhando com a deformação dos tecidos, que é duradoura e não apenas a elasticidade.

Assim os praticantes ganham o beneficio da força e do alongamento tecidual apropriado. Agora, se a atividade física não for intensa, o alongamento deve ser realizado sim, em qualquer momento, pois terá efeito de relaxamento.

Uma questão simplista que ajuda é: cansou muito durante a atividade? Se a resposta for sim, o mais correto é não alongar.

A escolha mais acertada é aquecer e desaquecer. Desta forma, o aporte sanguíneo aos tecidos corporais será adequado, trazendo benefícios a sua prática esportiva.

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