Navegantes cresce e gera oportunidades - Cidades - O Sol Diário
 
 

Artigo26/08/2015 | 15h35

Navegantes cresce e gera oportunidades

Osmari de Castilho Ribas, diretor-superintendente administrativo da Portonave

Navegantes cresce e gera oportunidades Divulgação/Portonave
Osmari de Castilho Ribas Foto: Divulgação / Portonave
Ao completar 53 anos de emancipação política, a cidade de Navegantes apresenta um crescimento acima da média e tem a necessidade de concentrar esforços para promover o crescimento sustentável. O município é, segundo o IFDM (índice Firjan de desenvolvimento municipal) a 3ª. cidade no Estado no indicador emprego & renda, com índice 0,8384. Apenas 3,1% das cidades catarinenses apresentam classificação considerada alta por este critério. Por este mesmo indicador, no consolidado Navegantes ocupa a 19ª posição. No ano de 2005 o Município ocupava a 62ª. posição no critério emprego e renda e a 34ª. posição no Estado.

É preciso, portanto, propor soluções criativas para continuar se desenvolvendo, ter mais ambições e ser ainda mais atrativa. O Plano Diretor do município, atualmente em discussão, precisa transformar-se em um grande projeto, de qualidade e em longo prazo. Que contemple uma cidade com espaços urbanos agradáveis, com qualidade de vida e voltada para as pessoas. A construção deste modelo e os rumos da cidade devem ser definidos pela própria comunidade. Cabe aos gestores públicos, executivo ou legislativo, estabelecer uma estratégia de planejamento que atenda a uma cidade com oportunidades e opções para todos e então acompanhar e criar condições para que as demandas da população sejam atendidas sem interferência política e com impacto prático no cotidiano da população.

O debate aqui deve ser permanente. Muitos são os temas. É preciso um olhar novo para a nossa realidade e o nosso futuro. Valorizar as nossas belas paisagens, criar espaços públicos de qualidade que aproxime e inspire a comunidade. A função do planejamento é estabelecer condições para as mudanças e para que se amplie a participação social. Estamos atualmente em uma fase que impõe a superação para que possamos ter uma cidade estruturada e com menos desigualdades.

Neste cenário de mudança, esperamos por uma cidade fortalecida, com desenvolvimento social e conectada com as melhores práticas de sustentabilidade. Que integre vontade política com capacidade de gestão e estabeleça uma postura adequada a uma cidade que se expandiu e que impõe uma nova dinâmica a administração pública.

Parabéns à Navegantes e a sua gente por suas conquistas e por batalhar por uma cidade melhor. Nos cabe continuar contribuindo para que a nossa cidade seja competitiva, atraente, com bons indicadores, com identidade, com segurança e um bom lugar para se viver.
O Sol Diário
Busca