Programa SC Rural capacita e incentiva mil jovens catarinenses a permanecerem no campo - Cidades - O Sol Diário
 
 

Contra o êxodo rural12/08/2015 | 11h48

Programa SC Rural capacita e incentiva mil jovens catarinenses a permanecerem no campo

Agricultura familiar corresponde a 70% do produto agrícola do Estado

Programa SC Rural capacita e incentiva mil jovens catarinenses a permanecerem no campo Felipe Carneiro/Agencia RBS
Encontro de Jovens Empreendedores do Meio Rural Catarinense aconteceu nesta quarta-feira em Lages Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS

Em cinco décadas, o percentual de pessoas morando no campo em Santa Catarina caiu de 77% para apenas 16%. Os dados êxodo rural no Estado foram divulgados nesta quarta-feira durante o Encontro de Jovens Empreendedores do Meio Rural Catarinense, em Lages, e foram base para o programa SC Rural, do Governo do Estado, que incentiva a permanência do jovem no campo.

— Houve um êxodo rural que nos trouxe prejuízos enormes. Se você não trouxer a tecnologia, competitividade, se você não melhorar os resultados, você não contém o êxodo rural. Se sentir bem na atividade não é o suficiente, é preciso ter resultado — disse o governador Raimundo Colombo.

O programa foca na tecnologia e na capacitação como forma de estimular a tradição da agricultura familiar, que corresponde a 70% da produção agrícola em Santa Catarina. No kit informática, 1.592 jovens compraram equipamentos de até R$ 3 mil e parcelaram o valor em três anos com 50% de desconto. Um curso de formação em Liderança, Gestão e Empreendedorismo, que formou 966 jovens em 23 edições, também faz parte do projeto. A meta é que até o fim de 2016, outros 1,5 mil jovens sejam capacitados.

— Santa Catarina é modelo para o mundo desenvolvido na área rural com a tecnologia, valor agregado e grande produtividade. Então, o fato de você consegui trazer para os jovens essa oportunidade, é a salvação do nosso modelo. Temos que investir forte nisso — completa o governador.

DIÁRIO CATARINENSE

O Sol Diário
Busca