Mulher com H1N1 tem bebê durante internação no Hospital Marieta em Itajaí - Cidades - O Sol Diário
 

Saúde19/05/2016 | 20h29

Mulher com H1N1 tem bebê durante internação no Hospital Marieta em Itajaí

Apesar de ser um caso raro, mãe e filho estão em situação estável

Um caso raro foi registrado pela equipe da UTI do Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. Uma mulher estava internada em estado grave com gripe H1N1 quando descobriu a gravidez na 24ª semana de gestação. O bebê foi retirado em uma cesariana de emergência e encaminhado para a UTI neonatal, onde permanece internado. O parto deu condições de melhora à mãe e garantiu sua recuperação.

– O corpo estava direcionando o substrato necessário ao feto. E com a saída dele, a paciente teve chance de recuperação – diz o coordenador da UTI e do Serviço de Urgência e Emergência, Marcos da Costa Melo e Silva.

A mulher chegou ao hospital com um quadro respiratório agudo – grave do ponto de vista clínico. Após exames, foi confirmada gripe H1N1 e com o passar dos dias a situação da paciente se agravou, evoluindo para falência dos rins e necessidade de hemodiálise. 

– Ela estava desnutrida por conta da gestação. Mas ninguém da família suspeitava disto. Nem ela própria, após recobrar a consciência – afirma o médico.

Depois do parto, a mulher continuou a recuperação na UTI e, em breve, deve receber alta, segundo o boletim médico. O bebê, que nasceu com 490 gramas, conseguiu aumentar o peso para 590 gramas em 20 dias. Mas precisará de várias semanas ainda para atingir os dois quilos necessários para sua saída.

A criança está isolada e sendo alimentada com leite materno por uma sonda de três em três horas. Segundo o médico pediatra Roque Foresti, a menina está reagindo, mas é difícil precisar a evolução.

– É uma criança com um bom semblante, mas ainda é impossível saber sobre sequelas e andamento da recuperação – justifica. 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioAndré Santos cita Flamengo como exemplo para confiar no acesso do Figueirense https://t.co/kLbTSe1z92há 2 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioPela primeira vez, Avaí não conta com atletas da dupla autora de 30% dos gols na temporada https://t.co/Q8z789rTJMhá 8 horas Retweet
O Sol Diário
Busca