Balneário Camboriú terá que retirar das ruas 80 outdoors para reduzir poluição visual - Cidades - O Sol Diário

Cidades19/09/2016 | 10h23

Balneário Camboriú terá que retirar das ruas 80 outdoors para reduzir poluição visual

Acordo entre Ministério Público e empresas de propaganda será firmado nos próximos dias

Balneário Camboriú terá que retirar das ruas 80 outdoors para reduzir poluição visual Foto: Marcos Porto, Arquivo/
Foto: Foto: Marcos Porto, Arquivo

Um acordo entre o Ministério Público e empresas de colocação de outdoors vai retirar propagandas de algumas das principais avenidas de Balneário Camboriú. A ideia é reduzir a poluição visual e combater os anúncios ilegais _ um levantamento do Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior (Sepex-SC) mostrou que propagandas irregulares correspondiam a 60% dos painéis.

A proposta, apresentada pelo promotor André Otávio Vieira de Mello, responsável pela 5ª Promotoria de Justiça e acordada com o sindicato, proíbe propagandas em toda a extensão da Avenida Atlântica, Martin Luther, Avenida das Flores, Avenida Santa Catarina, Avenida do Estado e Estrada da Rainha, além de limitar a instalação na Praia de Laranjeiras, na Rodovia Interpraias e na zona histórica da cidade, no Bairro da Barra.

Com o acordo, pelo menos 80 outdoors serão retirados, a maioria da região central. As empresas que atuam no setor terão o número de espaços disponíveis fixado e regulamentado e, independentemente de onde tenham instalado os outdoors, não podem impedir a visão da praia. Os que permanecerem terão que respeitar distância mínima de 60 metros um do outro.

O acordo proposto pelo MPSC também intervém na luminosidade dos painéis eletrônicos, que atrapalham a visão dos motoristas. O brilho terá que ser alterado de acordo com as estações do ano, sendo mais intenso no verão, e durante a noite a luminosidade precisará ficar em 12%.

A expectativa é que a assinatura ocorra nas próximas semanas. O Sepex tem intenção de sugerir o mesmo modelo de regulamentação para Itajaí. 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioEleições 2016: polarização e promessas de parcerias para investimentos marcam debate entre candidatos a prefe... https://t.co/Or6sIxmvVchá 4 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioMulher morre atropelada na SC-401 https://t.co/frWuAC4JYNhá 4 horas Retweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros