Bancários entram em greve a partir desta terça-feira - Cidades - O Sol Diário

Economia05/09/2016 | 11h31

Bancários entram em greve a partir desta terça-feira

Paralisação reforça reivindicações da campanha salarial da categoria, que pede reajuste de 14,78%

Quem precisar recorrer aos bancos nesta terça-feira deve se deparar com a paralisação dos trabalhos dos bancários. A decisão de aderir à greve nacional da categoria foi tomada em assembleia na semana passada e os profissionais prometem cruzar os braços a partir de amanhã.

O movimento de paralisação faz parte da negociação salarial dos bancários. Os trabalhadores pedem reajuste de 14,78%, enquanto os bancos oferecem 6,5%, índice abaixo da inflação (de 9,31% no período que baseia o reajuste). Outros pontos como melhores condições de trabalho e fim de metas abusivas também integram a pauta de reivindicação.

Em Blumenau, a expectativa do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Blumenau e Região (Seeb) é que mais de 50 bancos fechem as portas. Segundo o presidente Leandro Spezia, a maioria dos caixas eletrônicos deve ficar disponível para a população. A categoria possui 1,3 mil bancários na região, conforme o Seeb.

Orientações

Veja como agir durante a greve e qual meio usar para fazer suas movimentações:

Caixas eletrônicos - Os caixas eletrônicos continuarão em funcionamento durante o período de greve. Neles, é possível pagar contas, sacar dinheiro em espécie, fazer transferências, entre outros serviços

Internet banking - O serviço de monitoramento da conta bancária pela internet também continuará disponível tanto em computadores quanto por aplicativos de celular. Por esse meio, é possível fazer a maioria dos serviços disponíveis nos caixas eletrônicos.

Lotéricas e Correios - Nos chamados correspondentes bancários, que incluem também alguns supermercados, é possível pagar contas, fazer depósitos, sacar dinheiro e benefícios, além de outros serviços como consulta de saldos em conta corrente e poupança.

Benefícios - Aposentados e pensionistas do INSS poderão fazer o saque de benefícios por meio dos caixas eletrônicos com a posse de seu cartão magnético. Caso seja necessário um acompanhante, a Febraban recomenda que seja um parente ou amigo próximo.

Cartão e cheques - O serviço de pagamento de compras e serviços por cartão de crédito ou débito e cheque permanecerá inalterado.

JORNAL DE SANTA CATARINA

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioMoacir Pereira: "Segundo turno em três municípios" https://t.co/3vqZ04eaxOhá 3 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioBahia pressiona e vence o Criciúma por 2 a 0 na Arena Fonte Nova https://t.co/T1l5uG2Xlfhá 15 horas Retweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros