Bancários paralisam as atividades por impasse nas propostas de reajuste - Cidades - O Sol Diário

MOBILIZAÇÃO09/09/2016 | 14h35Atualizada em 09/09/2016 | 14h35

Bancários paralisam as atividades por impasse nas propostas de reajuste

Bancários paralisam as atividades por impasse nas propostas de reajuste Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região / Divulgação/Divulgação
Foto: Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região / Divulgação / Divulgação

Nos últimos anos o principal impasse envolvendo as paralisações dos bancos em Santa Catarina é o mesmo. De acordo com os servidores, a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) tem sido, rotineiramente, muito inferior ao índice fechado após a greve. Em 2015, por exemplo, a entidade apresentou proposta de 5,5% no reajuste, mas após 20 dias de paralisação a categoria conseguiu 10% de aumento. 

Com a última greve - deflagrada nesta terça-feira em todo o país - a queda de braço entre sindicatos e as financeiras, novamente entra em discussão. De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região (SEEB), Marco Aurélio Silveira Silvano, as greves são consequência da intransigência das financeiras

— Os bancos, mesmo com toda a lucratividade, se recusam a repassar a inflação. E essa postura sempre têm nos levado a passar pela greve, pois mesmo com as rodadas de negociação antes das paralisações (cinco somente nos últimos meses), a proposta dos bancos é muito inferior a inflação — afirma.

Saiba como driblar a greve dos bancários que começa nesta terça-feira em várias cidades de SC

Em 2013, a mobilização iniciou em 22 de setembro e paralisou as atividades nas agências da Caixa, Banco do Brasil, Santander e Itaú. Naquele ano, cerca de 70% dos trabalhadores de SC cruzaram os braços após a Fenaban oferecer reajuste salarial de 6,5%. Passados 26 dias de negociações, os sindicatos aceitaram a proposta de aumento em 8%.

Um ano depois, a mesa de negociação esbarrou outra vez na pauta do aumento real. Apesar de ter durado pouco - cerca de quatro dias - a paralisação terminou com os trabalhadores conseguindo um reajuste de 8,5% nos salários e demais verbas salariais, e de 9% nos pisos e 12,2% no vale-refeição.

Marco admite ainda que, "por conta da categoria pertencer a uma forte organização nacional", os sindicatos pressionam os bancos e conseguem chegar a reajuste próximo da inflação. 

A reportagem entrou em contato também com a Fenaban e a questionou sobre os critérios usados pela entidade no momento de elaborar as propostas aos servidores. No entanto, a assessoria não respondeu, mas enviou uma nota afirmando que, durante reunião nesta sexta-feira, apresentou uma nova oferta para por fim à greve. 

De acordo com a Federação, a proposta consiste em um reajuste de 7% - 10% acima da proposta inicial apresentada no dia 29 de agosto e, somado ao reajuste no salário, superior à inflação prevista para os próximos doze meses. 

— A proposta apresentada nesta sexta-feira traduz o esforço dos bancos por uma negociação rápida e equilibrada, capaz de atender às demandas por correção salarial e outros itens da Convenção Coletiva com um modelo ajustado à atual conjuntura econômica — afirmou a Instituição. 

Cada sindicato deverá se reunir ainda na tarde desta sexta-feira para avaliar as proposições e definir as novas articulações. Na região de Grande Florianópolis, a plenária está marcada para às 16h30min, na capital. 

Adesão à greve dos bancários cresce em Santa Catarina
Leia as últimas notícias do Diário Catarinense

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol Diário"Ultrapassou pelo acostamento", conta testemunha sobre motorista que atropelou ciclista na SC-401 https://t.co/RGPKwWZajzhá 34 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioVÍDEO: divulgado trailer de filme sobre indústria pornô gay estrelado por James Franco https://t.co/u3P4yGKTbuhá 15 horas Retweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros