Carolina Bahia: "O que importa é se dinheiro de propina pagou ou não a campanha de Dilma" - Cidades - O Sol Diário

Opinião23/09/2016 | 07h02

Carolina Bahia: "O que importa é se dinheiro de propina pagou ou não a campanha de Dilma"

 

A Operação Arquivo X complica ainda mais a vida de Lula, Dilma e do PT. A Lava-Jato investiga a origem do dinheiro que bancou as campanhas do partido. Com base em informações de Mônica Moura, mulher do marqueteiro João Santana, e de Eike Batista, o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega teria pedido propina ao ex-mega-empresário para cobrir dívidas de campanha. Para a Lava-Jato, uma peça fundamental para comprovar a ligação de mais esse partido com o Petrolão, afinal, Eike tinha negócios com a Petrobras. Mantega nega que tenha existido essa conversa.

Temendo ser alvo das investigações, Eike se adiantou e repassou espontaneamente as informações e documentos. Esse é o centro da questão. Petistas e aliados reclamam que Mantega não poderia ter sido preso porque estava acompanhando a mulher em uma cirurgia. Para evitar celeumas, o juiz Sérgio Moro revogou a prisão de Mantega em tais condições, o que deveria ter sido feito desde o começo. Bola ao centro, o que importa é se dinheiro de propina pagou ou não a campanha de Dilma.

O especialista
O ex-ministro Guido Mantega e o ex-tesoureiro do PT Paulo Ferreira dividem o mesmo advogado, o criminalista José Roberto Batochio. Ferreira está preso desde junho. Dentro do PT há o temor que ele negocie uma delação premiada.

Esquadrão
O Esquadrão Aéreo de Florianópolis será transferido para a Base de Canoas até o final do ano. A mudança faz parte de um plano de reestruturação da Força Aérea Brasileira em todo o país que será colocado em prática até 2041.

E o Enem?
Uma das consequências da reforma no ensino médio será a mudança no Enem. Técnicos do Ministério da Educação adiantam que um novo método de avaliação e forma de ingresso no ensino superior terá que ser criado, até mesmo com outro nome. Mas é uma medida para 2020. Por enquanto, continua tudo igual.

Transição
A partir de outubro, a coordenação geral do ensino médio do MEC começa a rodada de reuniões com secretários de educação dos estados para a transição do novo modelo de ensino médio. Os próprios secretários saíram com dúvidas do anúncio realizado no Planalto.

JORNAL DE SANTA CATARINA

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioPedro Machado: parque de diversões volta para a Oktoberfest seis anos depois https://t.co/pCY7pEohxzhá 37 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioMinistro do STF manda desbloquear contas de Marcelo Odebrecht https://t.co/jhPpadySJFhá 1 horaRetweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros