Coluna do Pancho: Festival quer resgatar ações de lazer no rio Itajaí-Açu - Cidades - O Sol Diário

Blumenau a Bordo09/09/2016 | 07h02

Coluna do Pancho: Festival quer resgatar ações de lazer no rio Itajaí-Açu

Coluna do Pancho: Festival quer resgatar ações de lazer no rio Itajaí-Açu Gilmar de Souza/Agencia RBS
Foto: Gilmar de Souza / Agencia RBS

A relação de Blumenau com o Itajaí-Açu, tão íntima no passado, há tempos enfrenta uma crise. O rio caudaloso, que foi o responsável pela colonização do Vale, acabou associado a enchentes e à destruição pela insistência em deixar a calha. Marginalizado, ganhou fama de vilão.

Nos últimos anos, as barragens minimizaram a problemática das cheias e ações de saneamento ao longo de todo o curso do Itajaí-Açu reduziram os índices de poluição. Já está mais do que na hora de retomar o papel de protagonista — e é esta a proposta do Festival Blumenau a Bordo, que a Ablutec, a agência Projecta e Associação Náutica Acatmar apresentam nesta sexta-feira no Biergarten.

O Festival vai ocorrer nos dias 5 e 6 de novembro, com uma série de opções gratuitas para resgatar o apreço do blumenauense pelo lazer no rio. Vai ter caiaques, jet skis, curso básico de remo, test drive de embarcações e flyboard, aquele jato que permite “voar” sobre as águas.

Para o secretário de Turismo de Blumenau, Ricardo Stodieck, é o início de um projeto mais amplo, que é oferecer pontos de visitação ao longo do Itajaí-Açu para que se tornem atração turística — uma embarcação poderia sair da marina em Itajaí, por exemplo, e navegar até Blumenau para passar o dia.

Presidente da Acatmar, Mané Ferrari diz que devolver a cultura náutica ao interior do Estado é uma das apostas da associação. Mostrar, principalmente, que não é preciso uma grande lancha para garantir a diversão na água.

— Queremos mostrar que, se tratarmos bem o rio, podemos transformá-lo — diz.

Exemplos bem sucedidos não faltam. Como o Riverwalk de Chicago, nos Estados Unidos, que incentivou não apenas a navegabilidade, mas também a contemplação nas margens. E Itajaí, que redescobriu nos eventos náuticos o amor pela foz do Itajaí-Açu.

JORNAL DE SANTA CATARINA - JORNAL DE SANTA CATARINA

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioCampanha nacional de multivacinação termina nesta sexta-feira https://t.co/u4QQjuwhW3há 24 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioFilmes para ver nesta sexta-feira https://t.co/6KI0b7zxPehá 6 horas Retweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros