Conselho da Cidade de Joinville sugere rejeição de 75% das emendas da LOT - Cidades - O Sol Diário

Consulta19/09/2016 | 07h01

Conselho da Cidade de Joinville sugere rejeição de 75% das emendas da LOT

Objetivo do conselho é evitar adensamento populacional em regiões longe da área central, mas a decisão cabe aos vereadores

Conselho da Cidade de Joinville sugere rejeição de 75% das emendas da LOT Maykon Lammerhirt/Agencia RBS
Cauduro: muito debate e votação apertada em alguns casos Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS

O Conselho da Cidade de Joinville concluiu no final da semana passada a análise de 74 emendas do projeto da Lei de Ordenamento Territorial (LOT) e sugeriu a rejeição de 75% do total das alterações propostas pelos vereadores ao texto do Executivo.

:: Leia mais sobre Joinville  e região em AN.com.br

O parecer foi aprovado por maioria simples do colegiado que representa diferentes setores da sociedade organizada. De acordo com o presidente do conselho, Álvaro Cauduro, houve bastante debate e em alguns casos a votação foi apertada.

O conselho é consultivo e não realiza análise técnica, somente política. Caberá aos vereadores decidir se acatam ou não o parecer, que será objeto de estudo das comissões de Legislação e Urbanismo. As comissões também vão formular seus próprios pareceres sobre a LOT. O projeto ainda não tem data para ir à votação.

De acordo com Cauduro, a maioria das emendas que o conselho sugere a rejeição refere-se à expansão urbana e à ampliação do número de faixas viárias em regiões mais afastadas e com menos infraestrutura.

As faixas viárias são as vias de maior movimento em cada bairro e que terão uso mais intensivo de moradia e atividade econômica.

Como a LOT estimula o adensamento em áreas centrais da cidade, que são dotadas de infraestrutura e têm menor densidade demográfica, o conselho entendeu que emendas que estimulam a urbanização de áreas rurais e criam faixas viárias mais distantes contrariam a diretriz do projeto original.

:: Área de expansão vira febre na LOT

Este foi o motivo pelo qual o conselho sugeriu, também, a rejeição do Projeto Vale Verde, pois implica a ocupação de área rural mais ao Norte do município. Já emendas que tratam de regularização fundiária em áreas rurais que já são ocupadas e se configuram como urbana na prática não receberam objeção do colegiado.

O conselho também apoia o texto original da LOT que prevê urbanização de área rural na região Sul para estimular a oferta de trabalho mais perto da moradia de grande parte dos moradores de Joinville.

Audiência

Nesta segunda-feira (19), às 19h30, a Câmara de Vereadores realiza mais uma audiência pública para debater as últimas emendas que chegaram após a audiência realizada no mês de julho, e que se esperava que fosse a última. A discussão será focada nas emendas de nº 95 a 98, 101, 103, 105, 113 e 115. O conteúdo de cada uma delas pode ser conferido no site da Câmara de Vereadores de Joinville.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Zoneamento 20/07/2016 | 19h21

Emendas da LOT vão passar pelo Conselho da Cidade em Joinville

Medida foi aprovada pelas comissões de Legislação e Urbanismo da Câmara de Vereadores para evitar questionamentos na Justiça

Legislativo 14/07/2016 | 21h39

Audiência da LOT lota plenário da Câmara de Vereadores de Joinville

Cerca de 250 pessoas compareceram à discussão sobre as mudanças previstas no projeto

Legislativo 13/07/2016 | 07h02

Joinvilenses terão mais uma oportunidade para discutir a LOT

Audiência pública na Câmara na quinta-feira discute quais tipos de construção serão permitidas em cada região da cidade

Coluna Portal 03/06/2016 | 07h01

Saavedra: área de expansão vira febre na LOT

Já são nove propostas para criar as áreas que permitem uma maior ocupação de lotes em áreas rurais

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioNos pênaltis, Chapecoense elimina o Independiente e se classifica para as quartas de final da Sul-Americana https://t.co/3oGAi7zdG0há 1 horaRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioDuas escolas de SC estão entre as vencedoras de concurso sobre combate ao Aedes aegypti do MEC https://t.co/QkRdqaU0y8há 3 horas Retweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros