Dois professores de SC vencem prêmio nacional e concorrem ao título de Educador do Ano - Cidades - O Sol Diário

Exemplo06/09/2016 | 10h06Atualizada em 06/09/2016 | 10h06

Dois professores de SC vencem prêmio nacional e concorrem ao título de Educador do Ano

Catarinenses de Lages e Joinville foram escolhidos entre 4.221 inscritos

Carlos Eduardo Canani leciona na Escola Municipal de Educação Básica Suzana Albina França, de Lages Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal

Carlos Eduardo Canani e Marilei Roseli Chableski são os dois professores que representam Santa Catarina no prêmio Educador do Ano, promovido pela Rede Globo, Grupo Abril, Fundação Victor Civita e Roberto Marinho, que indicará o vencedor no dia 17 de outubro. Em julho, os dois representantes já foram reconhecidos como Educador Nota 10 pelos seus trabalhos inovadores dentro das instituições públicas de ensino. Com dois professores entre os 10 melhores, SC está atrás apenas de São Paulo na lista de indicados.

Leia mais sobre educação em Santa Catarina

Os dois professores foram selecionados entre 4.221 inscritos e ganharam um prêmio de R$ 15 mil. Mas o mais importante para eles foi a prova de que o trabalho com uma turma de adolescentes em Lages e com 18 crianças de uma creche de Joinville são caminhos para mudar a vida das pessoas através da educação. Carlos Eduardo Canani transformou as histórias ¿chatas¿ dos avós em aprendizado de português. Marilei Roseli Chableski transformou as inseguranças dos pais com suas crianças em apoio e trabalho em conjunto.

— É uma sensação de dever cumprido quanto à missão de ensinar. Levar aprendizado para além da escola e perceber que ajudamos a construir valores que as crianças levam para toda a vida — conta Canani.

O professor de língua portuguesa da Escola Municipal de Educação Básica Suzana Albina França, de Lages, percebeu logo no início do ano que os alunos não gostavam de passar seus dias de folga com os avós. As histórias dos mais velhos tinham uma conotação chata e tediosa. Para mudar essa perspectiva e manter a história viva, Canani inseriu no primeiro bimestre um projeto de produção de memórias literárias, onde os alunos entrevistaram seus avós e contavam as histórias da família.

— Além da melhora textual, que era o objetivo da disciplina, eles desenvolveram laços com a família e entenderam que a história dos mais velhos é também a sua própria história — explica o professor.

Udesc abre inscrições para vestibular de verão

70% dos alunos do último ano do ensino fundamental já sofreram bullyng

Em Joinville, a pedagoga Marilei Roseli Chableski percebeu que os pais tinham muitas preocupações e angústias ao deixar suas crianças com idade entre 4 meses e 1 ano e meio no Centro de Educação Infantil Adhemar Garcia. Por outro lado, os professores e orientadores tinham pouco tempo para esclarecer todas as dúvidas.

— A solução foi organizar um modelo diferente de atendimento, que contemplasse as expectativas e tornasse esse momento uma experiência mais agradável — explica Marilei.

Dessa forma os pais foram convidados a estar mais presentes na creche e começaram a interagir mais com as crianças entender melhor o trabalho das educadoras. O momento se tornou um café, onde pais, crianças e educadoras dividem características dos pequenos e aprendizados.

— Esse é um momento muito delicado para os pais e crianças porque até então eles estavam sempre juntos desde que nasceram. Mas esse trabalho gerou maior confiança, que era a única coisa necessária — conta a pedagoga.

Você sabe como tratar a carência de Vitamina D

Leia mais sobre Estilo de Vida em SC

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioApresentadora do SporTV é internada com infecção generalizada  https://t.co/7yXm3aVAd0há 51 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioNova temporada de "Cozinhando no supermercado" e outras atrações para ver na TV nesta terça-feira https://t.co/yb3aM8b2w2há 2 horas Retweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros