Efeito cebola, nevoeiros, e alguns temporais devem marcar a primavera em 2016 - Cidades - O Sol Diário

Fenômenos22/09/2016 | 09h54Atualizada em 22/09/2016 | 09h54

Efeito cebola, nevoeiros, e alguns temporais devem marcar a primavera em 2016

Estação está marcada para começar às 11h21min desta quinta-feira

Efeito cebola, nevoeiros, e alguns temporais devem marcar a primavera em 2016 Diorgenes Pandini/Agencia RBS
Cachorro Jimi, como todda essa fofura, também sofrerá um pouco com a mudança de temperaturas Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS

Prepare-se que chegou a época de acordar pela manhã e ficar em constante dúvida do que vestir. A primavera, que começa nesta quinta-feira, será marcada pela grande amplitude térmica ao longo do dia com larga diferença de temperatura entre o amanhecer, por volta das 6h30min, e o início da tarde. É bem provável que você saia de casa agasalhado e fique carregando blusas no braço na hora do almoço.

Primavera começa nesta quinta-feira com grande amplitude térmica

O famoso ¿efeito cebola¿ é mais acentuado nas regiões do Oeste e Serra, onde a altitude colabora para madrugadas mais frias, mas também é perceptível no litoral. Segundo o meteorologista Leandro Puchalscki, a diferença de temperaturas ocorre pela perda de calor da superfície terrestre à noite e o rápido aquecimento pela manhã.

— Em dias sem nebulosidade, o ar quente se perde facilmente para a atmosfera à noite e o mais frio fica perto da superfície. Assim que amanhece, esse ar é rapidamente aquecido e a temperatura aumenta — explica o meteorologista.

A diferença de temperatura também colabora para a formação de nevoeiros. Um dos motivos para a formação do fenômeno ocorre quando o ar, em temperatura mais elevada, se aproxima de alguma superfície mais fria, solo ou mar. Quando isso acontece, o ar se condensa formando gotículas de água em suspensão. Conforme essa diferença de temperatura se equilibra ou há ação do vento, o nevoeiro se dissipa.

Entenda como se formam os nevoeiros e suas diferenças

Veja como os aeroportos funcionam em dias de nevoeiros densos

Os nevoeiros são comuns ao amanhecer, quando geralmente são mais densos. Chama-se nevoeiro quando a visibilidade é menor que 1 quilômetro. Quando  consegue-se ver além dessa distância chama-se névoa. Cerração ou neblina são nomes regionais e populares para os mesmo fenômenos. Os nevoeiros ainda podem ser classificados entre marítimos, quando influenciados pelo mar, ou continentais, exemplo do que ocorre nas regiões da Serra e Vale.

Outra característica da primavera é maior possibilidade de temporais e chuva de granizo. Ao longo da estação ainda há presença de massas de ar frio no Estado, ao mesmo tempo que massas de ar quente começa a chegar no Centro do Brasil e Paraguai. O encontro gera chuvas e grandes pancadas, principalmente na região Oeste de Santa Catarina.

Por fim, a primavera também pode apresentar situações com bastante vento. A chegada mais frequente de massas de ar quente onde até estavam massas de ar frio,  diferenças de temperaturas e momentos que antecedem temporais geram deslocamentos de ar que podem atrapalhar aquele dia ensolarado, ou despentear o look do dia.

Leia mais:
Ensino Médio deve ter currículo flexível e carga horária maior

Dia mundial sem carros tem alterações no trânsito de Florianópolis


Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioDois motociclistas morrem em acidentes em rodovias estaduais https://t.co/UsR3394avlhá 6 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioNos pênaltis, Chapecoense elimina o Independiente e se classifica para as quartas de final da Sul-Americana https://t.co/3oGAi7zdG0há 9 horas Retweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros