Gean Loureiro sobe e descola de Angela Amin em Florianópolis  - Cidades - O Sol Diário

PESQUISA IBOPE16/09/2016 | 19h27Atualizada em 16/09/2016 | 20h36

Gean Loureiro sobe e descola de Angela Amin em Florianópolis 

Deputado estadual cresceu seis pontos percentuais e assumiu a liderança da disputa

Gean Loureiro sobe e descola de Angela Amin em Florianópolis  Montagem/
Foto: Montagem

O deputado estadual Gean Loureiro (PMDB) cresceu seis pontos percentuais e assumiu a liderança da disputa pela prefeitura de Florianópolis. O segundo levantamento realizado pelo Ibope por encomenda da RBS TV sobre o cenário eleitoral da Capital catarinense mantém a polarização entre o peemedebista e a ex-prefeita Angela Amin (PP), mas coloca a diferença entre ambos acima da margem de erro de três pontos percentuais.

Na pesquisa anterior, de 26 de agosto, Gean e Angela Amin estavam tecnicamente empatados, mas a pepista aparecia numericamente à frente — 33% a 29%. Na nova rodada de pesquisas, o Ibope registrou o crescimento de Gean acima da margem de erro, acompanhada por queda da ex-prefeita. Com isso, Gean tem hoje 35% das intenções de voto contra 27% de Angela Amin. A candidata do PP foi a única com variação negativa em relação ao primeiro levantamento.

O urbanista Elson Pereira (PSOL) manteve a terceira posição, oscilando positivamente dentro da margem de erro — tinha 10% e agora aparece com 13%. Ele ampliou a vantagem em relação à deputada federal Angela Albino (PCdoB), que passou de 5% para 6%.

O ex-secretário estadual Murilo Flores (PSB) também oscilou dentro da margem, passando de 2% para 4%. Gabriela Santetti (PSTU) e Maurício Leal (PEN) mantiveram-se com 1% cada. Brancos e nulos eram 10% e agora são 7%. Os eleitores indecisos caíram de 9% para 6%.

O Ibope apurou a rejeição dos eleitores de Florianópolis aos candidatos a prefeito. Angela Amin tem a maior rejeição, oscilando de 30% para 33% em relação à primeira consulta. Gean era segundo e agora está em terceiro, com oscilação de 25% para 23%. Ele foi ultrapassado por Angela Albino, que tinha 19% e passou para 26%. Murilo Flores (18%) e Elson Pereira (15%) são os menos rejeitados entre os principais candidatos. 

ESCLARECIMENTO

O DC não está publicando as simulações para o segundo turno da pesquisa Ibope em Florianópolis por causa de uma decisão em caráter liminar do juiz da 101ª zona eleitoral, Vitoraldo Bridi. Ele acatou um pedido feito pela coligação Unidade e Democracia e pela candidata Angela Albino, que contestaram o fato de o Ibope não ter incluído nas simulações de segundo turno todos os candidatos, mas apenas os mais bem colocados na pesquisa divulgada em 26 de agosto. O Ibope informou que só simula cenários de segundo turno com candidatos que alcançaram 10% ou mais de intenção de voto no levantamento anterior, uma vez que a realização de cenários com todos os candidatos seria inviável. 



Ficha Técnica
Contratante: RBS TV
Amostra: 805 entrevistas
Período: 12 a 15 de setembro de 2016
Margem de erro: três pontos percentuais, para mais ou menos
Nível de confiança: 95%, o que quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.
Registro: protocolo no SC-05257/2016 no TRE-SC

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioVÍDEO: divulgado trailer de filme sobre indústria pornô gay estrelado por James Franco https://t.co/u3P4yGKTbuhá 11 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioOposição recorre à PGR com representação contra ministro da Justiça https://t.co/J3R87rHpqwhá 13 horas Retweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros