Operadoras de celular começam a orientar usuários de SC sobre nono dígito em linhas móveis - Cidades - O Sol Diário

Mudança à vista14/09/2016 | 06h09Atualizada em 14/09/2016 | 13h26

Operadoras de celular começam a orientar usuários de SC sobre nono dígito em linhas móveis

A partir do dia 6 de novembro clientes terão de inserir o 9 antes do número do celular

Operadoras de celular começam a orientar usuários de SC sobre nono dígito em linhas móveis Alvarélio Kurossu/Agencia RBS
Medida vale para todas as operadoras e municípios da região Sul Foto: Alvarélio Kurossu / Agencia RBS

Catarinenses já começaram a ser avisados pelas operadoras de telefonia sobre a inclusão do nono dígito, obrigatório a partir do dia 6 de novembro para todas ligações para celular na região Sul. Até agora, clientes da Claro, Vivo e Oi, por exemplo, receberam mensagens pelo celular para lembrar da mudança que impactará todos os números de telefonia móvel. Usuários da Tim devem receber os avisos no final deste mês. 

A partir de novembro, todos que telefonarem para os códigos de área de Santa Catarina, que inclui os DDDs 47, 48 e 49, devem incluir o algarismo 9 antes do número do celular. A região Sul é a última do país a ter o sistema implementado. Em São Paulo, por exemplo, as mudanças começaram em 2012. 

Conheça os aplicativos que podem ajudar a manter a saúde em dia

O acréscimo do nono dígito às linhas móveis, permite que as possibilidades de variações de números salte de 37 milhões para 90 milhões, uma vez que os números 2, 3, 4 e 5, que em posição inicial são restritos a linhas fixas, podem também ser usados na segunda casa dos números móveis. Os números fixos não sofrem alteração.  

O nono dígito passa a ser incluído a partir de 6 de novembro, mas até o dia 15 as ligações com apenas oito números continuam sendo completadas. Depois disso, as ligações passam a ser interrompidas e uma mensagem solicitando o nono dígito é informado ao usuário.

Confira todas as notícias de tecnologia

Os últimos dados da Anatel, de julho de 2016, apontam que o país tem 252,5 milhões de acessos ativos na telefonia móvel e uma densidade de 123,52 acessos por 100 habitantes. No sétimo mês do ano, os acessos pré-pagos totalizavam 177,42 milhões (70,24% do total) e os pós-pagos, 75,16 milhões (29,76%). Em Santa Catarina, são 8,2 milhões de linhas e uma densidade abaixo da média brasileira. A cada 100 habitantes, são 121,63 acessos. 

Além de celulares, essas linhas móveis incluem máquinas de cartão de crédito, modens para conexão de internet, sistemas de georreferenciamento e outros serviços. 

TIRE SUAS DÚVIDAS

Por que os números dos telefones celulares terão nove dígitos?

O objetivo é ampliar a disponibilidade de números na telefonia celular e dar continuidade ao processo de padronização da marcação das chamadas

O nono dígito será adicionado aos números de todo o Brasil?
O nono dígito será implementado em todo o Brasil até o fim de 2016. A inclusão do nono dígito ocorreu no DDD 11 em 2012. Em 2013, o nono dígito foi implementado nos demais DDDs do Estado de São Paulo (12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19) e nos DDDs dos Estados do Rio de Janeiro (21, 22 e 24) e do Espírito Santo (27 e 28) e assim por diante em todas as regiões. A a Sul é a última região do país a ter o sistema implementado

Os números dos telefones fixos também irão mudar?
Não, os números continuarão com oito dígitos. 

O usuário de telefone fixo também terá de discar o nono dígito para chamadas a telefones celulares que ganharem o nono dígito?
Sim. Quem ligar de qualquer telefone - seja fixo ou móvel - para um telefone celular que tenha o nono dígito acrescentado terá de acrescentar o 9 antes do número antigo.

As ligações serão completadas caso não seja incluído o número 9?
As ligações com oito dígitos ainda serão completadas entre o dia 6 e 15 de novembro deste ano.

Tenho um pedido de portabilidade pendente. O que acontecerá com ele?
O processo de portabilidade acontecerá normalmente.

Posso manter meu número atual sem acrescentar o nono dígito?
Não. A mudança afetará todos os celulares dos DDDs de SC, PR e RS. 

Quem providenciará a alteração de minha da agenda do meu telefone?
Cabe ao próprio usuário providenciar essa mudança em sua agenda de contatos. Essa alteração só deve ser feita a partir do dia 6 de novembro. 

 O que fazer no WhatsApp?
O aplicativo vincula sua conta atual à sua conta com o novo número automaticamente – você não precisará fazer nada. Eles fazem todos os ajustes necessários para que você possa continuar a usar o WhatsApp sem a necessidade de criar uma nova conta. Em alguns casos, é possível que você veja duas conversas para um mesmo contato, com a diferença do nono dígito. Nestes casos você deve utilizar a conversa com o número modificado.  

Os números de rádio vão mudar?
Os números usados como terminais de rádio não irão mudar, permanecendo com 8 dígitos.

Fonte: Anatel e WhatsApp

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioDuas escolas de SC estão entre as vencedoras de concurso sobre combate ao Aedes aegypti do MEC https://t.co/QkRdqaU0y8há 1 horaRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioEm 2011, Colombo encaminhou à Assembleia projeto que permitiria venda de parte da Casan https://t.co/TAFTErvT5ohá 3 horas Retweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros