Praias catarinenses têm quase 80% dos pontos próprios para banho - Cidades - O Sol Diário

Balneabilidade05/09/2016 | 11h00Atualizada em 05/09/2016 | 11h00

Praias catarinenses têm quase 80% dos pontos próprios para banho

Melhora das condições das praias é significativa se comparado ao relatório anterior, analisa a Fatma

Praias catarinenses têm quase 80% dos pontos próprios para banho Cristiano Estrela/Agencia RBS
Aplicativo Natureza Interativa e site da Fatma (http://www.fatma.sc.gov.br/) apresentam informações atualizadas aos banhistas Foto: Cristiano Estrela / Agencia RBS

O último relatório mensal de balneabilidade divulgado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) aponta que 78,7% dos 211 pontos analisados das praias de Santa Catarina estão próprios para banho. Em Florianópolis, 58 locais estão em boas condições para os banhistas, bem como os 108 outros pontos das demais regiões do Estado. Confira neste link o levantamento completo. 

A melhora das condições das praias é significativa se comparado ao relatório anterior, divulgado em 29 de julho. Na análise feita em setembro, 11 pontos deixaram a condição de impróprio e apenas três passaram de próprios para inadequados ao banho. 

Leia também:
Confira lista de 10 praias com balneabilidade que vale a pena conhecer
Confira mais notícias do DC pelas Praias
Amor de verão: casal pesca junto há 59 anos  

Com as temperaturas mais altas e a chegada de um feriado, o técnico de laboratório da Fatma, Marlon Daniel da Silva, salienta que é importante o banhista verificar no site da Fundação ou no aplicativo Natureza Interativa as condições das praias. 

— Todos os meses trocamos placas depredadas, pichadas ou até arrancadas dos locais. Na internet, o banhista vai ter sempre a informação atualizada e correta da condição daquele ponto da praia — explica.

A Fatma segue as diretrizes do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para fazer a balneabilidade. Cabe à Fundação, monitorar e divulgar os relatórios. Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, é analisada a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos e que pode causar doenças. Quando em 80% das análises, a quantidade de bactérias ficou inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio.

Leia mais:
Google Street View chega a 32 praias em Santa Catarina
Palmas e Lagoa do Peri recebem a Bandeira Azul, maior certificação de qualidade das praias do mundo

As análises são feitas nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Da Barra do Sul, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José. 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioVÍDEO: divulgado trailer de filme sobre indústria pornô gay estrelado por James Franco https://t.co/u3P4yGKTbuhá 3 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioOposição recorre à PGR com representação contra ministro da Justiça https://t.co/J3R87rHpqwhá 4 horas Retweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros