Procissão marca os 351 anos de paróquia em São Francisco do Sul - Cidades - O Sol Diário

Tradição08/09/2016 | 19h57

Procissão marca os 351 anos de paróquia em São Francisco do Sul

Fieis caminharam ao redor da imagem, que tem mais de 450 anos, nas principais ruas da cidade

Procissão marca os 351 anos de paróquia em São Francisco do Sul Maykon Lammerhirt/Agencia RBS
Cortejo deixou a igreja matriz com cerca de 250 participantes Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS

Na tarde de ontem, a imagem de Nossa Senhora, principal figura feminina da Igreja Católica, passou pelas ruas do Centro Histórico de São Francisco do Sul. Ao seu redor caminhavam fieis apegados a agradecimentos e pedidos à padroeira da cidade, mas ela ia, principalmente, envolta por sentimentos de orgulho e admiração. Afinal, a obra de arte que representa Nossa Senhora das Graças é o ponto de partida para a história da comunidade.

Sua estrutura esculpida em madeira sobreviveu à travessia do Oceano Atlântico no século 16 e a pelo menos 100 anos de quase total solidão até ser encontrada pelos colonizadores de São Francisco do Sul dentro de uma igrejinha que, mais tarde, tornou-se a Paróquia Nossa Senhora da Graça. É em homenagem aos 351 anos de sua construção que a comunidade católica promoveu celebrações nesta semana, culminando em missa e procissão.

— Quando passo perto da imagem e lembro da sua história, tenho até vontade de chorar de emoção, de tanto orgulho que sinto — afirmou a francisquense Vera Helena, segurando uma imagem de Nossa Senhora em tamanho menor enquanto caminhava, em um costume praticado por ela há cerca de 20 anos — Ela me carrega o ano inteiro, então hoje é minha vez de levá-la no colo.

Confira a reportagem especial Uma História para Chamar de Sua

Cerca de 250 pessoas participaram da procissão, que deixou a igreja matriz e passou pelas ruas Vigário Benjamin Carvalho, Fernandes Dias, Rafael Pardinho, Quintino Bocaiúva e Babitonga. Entre elas estavam fieis que acompanham a cerimônia todos os anos e outros que ainda não tinham fôlego para seguir o cortejo até o fim por conta própria.

Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br

A pequena Maisa Cunha, três anos, vestiu pela primeira vez uma bata cor de rosa e acompanhou outras crianças que caminhavam em frente à imagem de Nossa Senhora, mas só nos primeiros quarteirões: logo ela fazia o caminho no colo da avó, Marilza Rocha Passos.



— Há um ano ela passou por um problema no ouvido e teria que passar por cirurgia, então fiz uma promessa de que, se ela ficasse bem, participaria da procissão — conta Marilza, completando — Ela nem precisou da cirurgia.

A imagem da Nossa Senhora da Graça tem 1,50m de altura e fica a sete metros do chão, no centro da igreja que leva seu nome. É Carlos José Pereira Lima, 63 anos, quem fica responsável por tirá-la com cuidado da cúpula de vidro uma única vez por ano, quando é levada na procissão.

Carlos, que frequenta a Matriz de São Francisco desde que nasceu e já atuava como coroinha aos seis anos, agora é o responsável pelo patrimônio histórico que ele mesmo ajudou a conservar.

— Trata-se de uma devoção de mais de 400 anos, contando o tempo em que a imagem chegou à cidade, e esta tradição significa muito para todo francisquense. Buscamos passá-la para nossos filhos e netos, para que continue atravessando séculos — afirma ele.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

História 29/08/2015 | 08h01

Paróquia mais antiga de Santa Catarina completa 350 anos em setembro

Comemorações começam neste fim de semana em São Francisco do Sul para celebrar jubileu do Santuário Nossa Senhora da Graça

Patrimônio  04/06/2012 | 08h26

Saiba onde ficam os 48 imóveis da lista de tombamento em Joinville

Locais podem ser or primeiros a entrar no Inventário do Patrimônio Cultural de Joinville

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioEleições 2016: polarização e promessas de parcerias para investimentos marcam debate entre candidatos a prefe... https://t.co/Or6sIxmvVchá 4 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioMulher morre atropelada na SC-401 https://t.co/frWuAC4JYNhá 4 horas Retweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros