Udo Döhler cresce e lidera em Joinville, aponta Ibope  - Cidades - O Sol Diário

ELEIÇÕES 201616/09/2016 | 19h27Atualizada em 16/09/2016 | 19h27

Udo Döhler cresce e lidera em Joinville, aponta Ibope 

Prefeito sobe dez pontos percentuais em nova pesquisa Ibope e descola de Tebaldi e Darci, empatados tecnicamente em segundo 

Udo Döhler cresce e lidera em Joinville, aponta Ibope  Arte/A Notícia
Foto: Arte / A Notícia

Candidato à reeleição, o prefeito Udo Döhler (PMDB) cresceu 10 pontos percentuais e passou a liderar sozinho a corrida eleitoral de Joinville. Essa é a principal constatação da segunda rodada de pesquisas do Instituto Ibope, contratado pela RBS TV para avaliar a campanha no maior colégio eleitoral do Estado.

Na primeira pesquisa, em 26 de agosto, havia uma situação de triplo empate técnico entre o atual prefeito, o deputado estadual Darci de Matos (PSD) e o deputado federal Marco Tebaldi (PSDB). Nesta segunda rodada, o pessedista e o tucano oscilaram dentro da margem de erro de quatro pontos percentuais e se mantêm na disputa por uma vaga no segundo turno.

Numericamente, eles trocaram de posição. Marco Tebaldi passou de 18% para 22%, enquanto Darci de Matos tinha 21% e agora aparece com 20%. Atrás deles, está o ex-prefeito Carlito Merss (PT), que recuou de 9% para 6%, também dentro da margem de erro. Os demais candidatos, somados, alcançaram 7% — Doutor Xuxo (PP), Professor Marcos (PEN) e Rodrigo Bornholdt (PDT) aparecem com 2%, enquanto Ivan Rocha (PSOL) tem 1%.

Brancos e nulos são 7% do eleitorado pesquisado e 5% estão indecisos. Pela primeira vez, o Ibope fez simulações de segundo turno entre os candidatos mais bem colocados, tendo como critério o primeiro levantamento. Os cruzamentos envolvendo Udo Döhler, Marco Tebaldi e Darci de Matos deixam claro o equilíbrio da disputa pela prefeitura de Joinville. Nos três cenários há empate técnico.

Udo aparece numericamente à frente de Darci (43% a 41%) e Tebaldi (44% a 38%). Em um confronto entre Tebaldi e Darci o equilíbrio é ainda maior, com 38% a 37% para o tucano. O Ibope também apurou a rejeição dos candidatos a prefeito entre os eleitores. Carlito continua na frente nessa quesito, recuando de 54% para 51% em relação à pesquisa anterior.

Xuxo passou de 15% para 24% e aparece em segundo. Udo é o terceiro, mas baixou seu índice de 37% para 22%, ficando próximo de Tebaldi, que tem 21%. Darci de Matos continua sendo o menos rejeitado entre os principais candidatos: tinha 11% na primeira pesquisa e reduziu o percentual para 8%. No levantamento sobre rejeição, os eleitores pesquisados podem indicar mais de um nome. 


Ficha Técnica 
Contratante: RBS TV
Amostra: 602 entrevistas
Período: 13 a 15 de setembro de 2016
Margem de erro: quatro pontos percentuais, para mais ou menos
Nível de confiança: 95%, o que quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.
Registro: protocolo no SC-03217/2016 no TRE-SC

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioBahia pressiona e vence o Criciúma por 2 a 0 na Arena Fonte Nova https://t.co/T1l5uG2Xlfhá 4 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioMenino que bebeu suco envenenado em Itajaí morre no hospital https://t.co/ilNGmR644Hhá 4 horas Retweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros