Umidade relativa do ar em Santa Catarina deve permanecer em nível crítico nesta quinta-feira - Cidades - O Sol Diário

Tempo14/09/2016 | 16h13Atualizada em 14/09/2016 | 20h53

Umidade relativa do ar em Santa Catarina deve permanecer em nível crítico nesta quinta-feira

Blumenau chegou a registrar índice de apenas 13,6% nesta quarta-feira, considerado estado de alerta para a saúde

Umidade relativa do ar em Santa Catarina deve permanecer em nível crítico nesta quinta-feira Cristiano Estrela/Agencia RBS
Foto: Cristiano Estrela / Agencia RBS

O índice de umidade relativa do ar em Santa Catarina deve continuar com níveis extremamente baixos nesta quinta-feira. Uma massa de ar seco que atua sobre o Estado fez cair a umidade em SC. Blumenau, por exemplo, estava com umidade relativa de 13,6% nesta quarta-feira, um dos menores valores já registrados na cidade. 

A umidade relativa do ar é medida em uma escala de zero a 100% e mede a quantidade de vapor de água na atmosfera. Quanto mais baixo o número da escala, mais seco o tempo está, explica a técnica em meteorologia Bianca Souza.

A condição impede também a formação de nuvens. Segundo Bianca, a situação é mais comum em cidades afastadas do Litoral. Quando a umidade relativa do ar está abaixo de 30%, os meteorologistas consideram estado de atenção e abaixo de 20% é estado de alerta para a saúde.

A técnica em meteorologia reforça que os valores mais baixos de umidade podem voltar a ser registrados nesta quinta-feira em SC, principalmente no período entre 13h e 16h. 

Segundo a Epagri/Ciram, entre quinta e sexta-feira, a previsão é de tempo seco com predomínio de sol em todas as regiões catarinenses. As temperaturas devem ser baixas na madrugada e amanhecer, com mínimas entre - 3°C e 5°C na Serra e áreas altas do Oeste e Meio-Oeste. Há possibilidade de geada nestas regiões. 

No litoral de Santa Catarina a previsão é mar alterado com ondas altas e risco de ressaca nesta quinta-feira. Os picos de onda chegam a três metros próximo à costa e mais altos em áreas afastadas.

Quarta-feira é de sol e tempo firme em Santa Catarina

Veja no mapa abaixo o percentual de umidade relativa por volta das 15h desta quarta-feira
(Clique sobre a imagem para ver ampliada)

Calor em SC Fonte: Epagri Ciram

Recomendação é evitar atividades físicas entre 10h e 16h Foto: Cristiano Estrela / Agencia RBS

Cuidados com a saúde

O ar demasiadamente seco pode agravar problemas de saúde, principalmente os relacionados ao sistema respiratório. Mas pelo, olhos, nariz e garganta também sentem os efeitos diretos. Pessoas com alergias também são bastante afetadas devido ao ressecamento das mucosas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a umidade do ar ideal deve ficar entre 50% e 80%. 

A recomendação dos profissionais da saúde é evitar comidas com muito sal e exposição prolongada em ambientes com ar-condicionado e se exercitar entre as 10h e as 16h. Outra orientação fundamental é se hidratar bem, preferencialmente com água, sucos naturais e água de coco. As vias aéreas e os olhos também podem incomodar pela falta de umidade. Eventualmente, é possível aliviar os sintomas usando soro fisiológico para gotejamento no nariz e nos olhos.

O tempo seco também aumenta o risco de queimadas na vegetação.

Clique e leia mais reportagens sobre o tempo e Estilo de Vida


Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioEscolas catarinenses estreiam nos Jogos Escolares da Juventude https://t.co/jFaQlo1gt8há 1 minutoRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioEstudantes criam canal bilíngue de informação e interação sobre questões LGBT https://t.co/sLfs6vZSaGhá 1 horaRetweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros