Ciclistas auxiliam na apuração de 26% dos votos em Florianópolis - Cidades - O Sol Diário
 
 

Eleições 201630/10/2016 | 16h19Atualizada em 30/10/2016 | 16h48

Ciclistas auxiliam na apuração de 26% dos votos em Florianópolis

Projeto GT-Bike, do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), conta com 36 ciclistas, que fazem o transporte das mídias das urnas de 31 locais da 12ª Zona Eleitoral

Ciclistas auxiliam na apuração de 26% dos votos em Florianópolis Marco Favero/Agencia RBS
Transporte teve início no meio da tarde deste domingo, quando os ciclistas saíram da sede do TRE-SC, no Centro, onde havia trânsito em meia-pista Foto: Marco Favero / Agencia RBS

As mídias de 31 locais de votação em Florianópolis estão sendo transportadas por 36 ciclistas. Os voluntários levam os pen-drives que armazenam os votos da 12ª Zona Eleitoral até o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), órgão que encabeça o projeto-piloto GT-Bike. A estimativa é de que a bicicleta agilize a apuração de 26% dos votos do segundo turno das eleições municipais 2016 na Capital catarinense.

Conforme o coordenador da iniciativa Gonsalo Agostini Ribeiro os ciclistas fazem o trajeto entre as urnas localizadas, principalmente, nos bairros Centro, Agronômica, Trindade, Pantanal e Córrego Grande — zona central. 

— [Eles] vão trazer todo esse material para cá. E aqui a gente vai fazer a recepção para poder integrar à totalização da Capital. Nossa ideia foi baseada numa necessidade que nós tínhamos de agilizar o processo para a totalização do segundo turno — explica. 

A maioria dos ciclistas, que foram previamente escolhidos pela organização do projeto, faz as rotas em dupla: um carrega as mídias e, o outro, atua como "anjo" na proteção. A Polícia Militar está de sobreaviso em relação aos trajetos, segundo o TRE-SC, que acredita na normalidade do transporte. 

— A gente trouxe uma parcela que é muito engajada da sociedade, que são os ciclistas, que têm um anseio muito grande de contribuir com a mobilidade — contextualiza Ribeiro.

Um dos 31 ciclistas, o analista de sistemas Leonardo Romeu, 33, comemora o impacto da iniciativa no trânsito da cidade. 

— Vamos transportar as mídias das urnas de bicicleta, incentivando a mobilidade urbana através de um outro meio de transporte mais ecológico.

Em Florianópolis, outras cerca de 420 urnas têm transmissão online das mídias. Também há transporte de dados a partir de motocicletas, principalmente de locais mais afastados, como a porção continental da Capital catarinense. 

Leia mais:
AO VIVO: acompanhe a cobertura do segundo turno das eleições em SC
Conheça os perfis dos candidatos de Florianópolis, Joinville e Blumenau
Segundo turno: saiba quais condutas são proibidas na votação
Acesse o guia especial da campanha Vote Consciente


O Sol Diário
Busca