Confira 5 plataformas de simulados online e gratuitos que ajudam a se preparar para o Enem  - Cidades - O Sol Diário

De olho no exame06/10/2016 | 06h06Atualizada em 06/10/2016 | 16h57

Confira 5 plataformas de simulados online e gratuitos que ajudam a se preparar para o Enem 

Provas ajudam na revisão de conteúdos e a indicar quais assuntos exigem mais dedicação dos alunos

Confira 5 plataformas de simulados online e gratuitos que ajudam a se preparar para o Enem  Leo Munhoz/Agencia RBS
Alguns simulados podem ser baixados através de aplicativos Foto: Leo Munhoz / Agencia RBS

A pouco menos de um mês do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes entram na fase final de preparação. Neste período, os simulados online são uma boa saída para focar na revisão de conteúdos e se preparar para a maratona de questões.

O professor de história e coordenador do Projeto de Educação Comunitária Integrar, Thiago Leandro de Souza, reforça que fazer simulados, caso sejam seguidas algumas orientações, pode melhorar o desempenho do aluno no dia da prova:

— A primeira coisa é fazer alguns exercícios no dia que está tendo aula sobre a matéria. Fazer questões daquilo que está estudando ajuda na fixação — reforça. 

Porém o coordenador faz um alerta: simulados na véspera da prova não são recomendáveis. Nos dias que antecedem o teste é importante relaxar, dormir bem e se preparar para o exame, que exige bastante do aluno:

— Tem que estar descansado porque a prova é muito cansativa. Mas antes disso, o aluno tem que fazer pelo menos uma vez um simulado para sentar e fazer todas as questões.

Para o professor, fazer um desses testes ajuda a ter mais noção do tempo e evita erros comuns, como equívocos ou correria na hora de preencher a grade com o gabarito. 

O coordenador do cursinho pré-vestibular público Pró Universidade, Otávio Auler, destaca que além de conseguir administrar melhor o tempo, os simulados são importantes para apontar em quais disciplinas o aluno deve direcionar os esforços:

— Ele pode aprofundar a disciplina que tem um bom desempenho, continuar estudando, porém sem delegar tanto tempo. Mas principalmente revisar as coisas que ele tem mais dificuldade — destaca.

Todas às quintas até a semana do Enem, que ocorre em 5 e 6 de novembro, o DC em parceria com o sistema COC trará em vídeo dicas por disciplina para as provas. Nesta quinta, a dica é de química:


SIMULADOS ONLINE GRATUITOS PARA FICAR DE OLHO

Pró Universidade

No simulado deste ano serão 90 questões e toda a correção será feita com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), mais conhecida como a Teoria Antichute, ou seja, o mesmo modelo de correção do Enem. A prova apresenta questões inéditas e algumas de provas anteriores do Enem. Pode ser feito em qualquer computador com acesso à internet e deve ser completado no período máximo de 4h30min. As 90 questões são divididas entre as quatros áreas de conhecimentos do Enem. Prova só estará disponível até o dia 9 de outubro, às 23h59min.
Inscrições e prova pelo site 

Hora do Enem

O simulado online realizado pelo MEC estará disponível entre os dias 8 e 16 de outubro. Essa é a última prova do ano e terá 45 questões por área de conhecimento, com um total de 180 questões inéditas, seguindo o mesmo modelo do Enem. Após finalizar o simulado, o aluno receberá automaticamente um relatório indicando a sua nota e a comparação com o desempenho dos alunos que pretendem ingressar no mesmo curso.
Também está disponível para iOS e Android. 
Inscrições pelo site. Aluno pode iniciar a prova até 20h do dia 16.

AppProva

Com cadastro bem fácil, dá para acessar com perfil do Facebook, só acrescentar série e escola. Tem provas de áreas específicas do Enem, com tempo de resposta. Além de simulados do Enem com questões inéditas e correção Teoria de Resposta ao Item (TRI). O bacana é que tem também estatísticas e rankings das pontuações gerais e até de comparação com colegas de sua escola.
Disponível para iOS e Android
Informações nosite 

Studos

Cadastro simples e rápido. Tem mais de 4 mil provas disponíveis, incluindo Enem e vestibulares. Dá para saber o tempo que você levou para resolver cada questão das provas. Tem disponível todas as provas do Enem desde 2008, também tem questões separadas por áreas de conhecimento e por nível de dificuldade. 
Disponível para iOS, Android e Windows Phone 
Informações no site 

Simulado Enem Guia do Estudante

Realizado em parceria com Evolucional, segue o mesmo formato do Enem.São 180 questões divididas em quatro provas. O legal é que dá para usar a nota da prova para simular o desempenho no Sisu e descobrir se conseguiria entrar no curso de interesse. Prova disponível somente entre os dias 8 e 16 de outubro.
Inscrição e provas nosite

Sobre o Enem

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação.

5 de novembro (sábado)
Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e;
Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).
Tempo para as provas: 4h30min

6 de novembro (domingo)
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação);
Redação e;
Matemática e suas Tecnologias.
Tempo para as provas: 5h30min

Leia também:

Confira dicas de Química com o professor Francis Isotton

Santa Catarina fica abaixo da média nacional nas provas objetivas e na redação do Enem 2015

Diminui distância entre escolas públicas e privadas no desempenho do Enem 2015 em Santa Catarina 

Santa Catarina só aparece no 332º lugar em ranking de melhores escolas do Enem 2015


 
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros