Depois de 28 dias, termina a greve dos bancários em Joinville - Cidades - O Sol Diário

Paralisações06/10/2016 | 18h26

Depois de 28 dias, termina a greve dos bancários em Joinville

Acordo coletivo de trabalho garante reposição em 2017 e usuários podem esperar por um ano sem greves

Depois de 28 dias, termina a greve dos bancários em Joinville Maykon Lammerhirt/Agencia RBS
A greve chegou ao fim nesta quinta-feira Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS

A greve dos bancários em Joinville e região acabou por volta das 18 horas desta quinta-feira, após 28 dias de paralisação. A região contempla São Francisco do Sul, Araquari, Barra do Sul, Itapoá, Garuva e Barra Velha. Os integrantes da categoria na região participaram de uma assembleia durante a tarde para analisar a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e decidiram pelo fim da greve.

As agências bancárias voltam ao trabalho nesta sexta-feira, uma das condições impostas na negociação para que não fosse descontado os dias parados. Os bancários reivindicavam a reposição da inflação do período e aumento real de 5%. A proposta da Fenaban havia sido apresentada no final da tarde de quarta-feira,  em nova rodada de negociação: 8% de reajuste, abono de R$ 3.500, mais 10% de reajuste no vale-alimentação e no auxílio-creche e 15% na cesta-alimentação.

Leia mais informações sobre Joinville e região no AN.com.br

Além disso, o acordo coletivo de trabalho vale por dois anos, ou seja, a negociação garantiu que, para o ano que vem, a categoria receba o aumento sobre a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), mais 1% de reajuste. Dessa forma, em 2017, não será necessário fazer novas conversas sobre os salários da categoria e, portanto, os usuários podem esperar por um ano sem agências bancárias fechadas por causa de greves.

A paralisação deste ano é considerada pelos integrantes da categoria como um dos movimentos que mais obtiveram adesão em Joinville. Nas primeiras semanas de greve, o movimento atingiu cerca de 80% das agências.

Em Jaraguá do Sul, Schoroeder, Guaramirim e Massaranduba a greve também acabou e as agências reabrem nesta sexta-feira.

JORNAL A NOTÍCIA

 
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros