Engenheiros de todo o Brasil visitam obra de restauração da Ponte Hercílio Luz - Cidades - O Sol Diário

Reforma17/10/2016 | 19h26Atualizada em 17/10/2016 | 19h26

Engenheiros de todo o Brasil visitam obra de restauração da Ponte Hercílio Luz

Profissionais estiveram em Florianópolis para conhecer o processo de reabilitação da estrutura

Engenheiros de todo o Brasil visitam obra de restauração da Ponte Hercílio Luz Diorgenes Pandini/Agencia RBS
Visita ocorreu na manhã desta segunda-feira Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS

O processo de reabilitação e recuperação da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, foi apresentado nesta segunda-feira, pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), a dirigentes de entidades de engenharia de 26 estados do país e do Distrito Federal. O engenheiro fiscal da obra de reabilitação da ponte, Wenceslau Diotallevy, explicou os trabalhos que já foram e estão sendo executados, assim como as novas tecnologias empregadas na restauração.

— Essa visita partiu do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC) e Associação dos Engenheiros. Eles estão acompanhando a obra e acharam importante que o setor de engenharia nacional pudesse conhecer os trabalhos —, contou.

Wenceslau informou que o vão central da ponte tem 4,4 mil toneladas, com largura transversal de 15,92 metros, duas faixas de 3,8 metros cada e duas passarelas de 2,5 metros. O novo projeto aumentou a plataforma em 2,5 metros, permitindo que, de um lado, haja passagem para pedestres e cadeirantes e, do outro, uma ciclovia. A altura da torre principal é de 70 metros.

Conforme o engenheiro, a etapa atual inclui a substituição das longarinas e transversinas, peças principais da base. Elas formam uma trama que será o suporte para o piso por onde passarão os automóveis. Também estão sendo feitos o reforço das treliças, reforços nas fundações das torres e obras de estaiamento. Em janeiro, essa etapa deve estar preparada para a transferência de cargas com segurança.

A ponte, que completou 90 anos em maio, passa pelo último ciclo de obras do trabalho de restauração. O contrato com o grupo português Teixeira Duarte foi assinado em março de 2016 e a ordem de serviço foi entregue no dia 18 de abril. O prazo de execução previsto é 30 meses, com conclusão no segundo semestre de 2018.

O governador Raimundo Colombo não acompanhou a visita porque foi para o Sul de Santa Catarina, região atingida por temporal na tarde de domingo.

Leia todas as notícias do Diário Catarinense

Começa montagem das gruas que vão mudar visual da ponte Hercílio Luz; veja o cronograma da obra

 
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros