Estudantes ocupam campus do IFC em Rio do Sul  em protesto contra a PEC 241 e mudança no ensino médio - Cidades - O Sol Diário

Ocupação17/10/2016 | 20h33Atualizada em 17/10/2016 | 21h37

Estudantes ocupam campus do IFC em Rio do Sul  em protesto contra a PEC 241 e mudança no ensino médio

Unidade é a primeira a ser ocupada em Santa Catarina no movimento que começou em São Paulo e Paraná

Estudantes ocupam campus do IFC em Rio do Sul  em protesto contra a PEC 241 e mudança no ensino médio Luisa Isabel Peron/Arquivo Pessoal
Foto: Luisa Isabel Peron / Arquivo Pessoal

Estudantes do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Rio do Sul ocuparam na tarde desta segunda-feira o prédio central da instituição. São 88 alunos, a maioria faz parte dos 260 internos, e que no começo da tarde chegaram com colchões, cobertores, toalhas. O grupo conversou com a direção e explicou que o movimento é um protesto contra as PEC 241, que estabelece um teto de gastos para o governo federal, e com relação às mudanças no ensino médio.

Até o começo da noite eram 87 os alunos em protesto. Trata-se da primeira ocupação de uma instituição de ensino em Santa Catarina a ser ocupada desde que o movimento começou em outros estados, como São Paulo e Paraná, especialmente em escolas da rede pública estadual. Os estudantes postaram fotos e vídeos nas redes sociais. 

Orlando Cristofolini, professor e diretor de Ensino, disse que ocupação foi pacífica. Explicou que conversou com os alunos e pediu para que as portas fossem mantidas abertas para que o direito de ir e vir dos demais fosse respeitado. As aulas não foram suspensas, mas para a manhã desta terça-feira está prevista uma reunião com os professores. 

Cristofolini disse também que os alunos apresentaram autorização dos pais para participarem da ocupação. Ainda assim, um grupo representando os demais assumiu o compromisso de participar na tarde de terça-feira, junto com a direção do IFC, de uma reunião no Juizado da Infância e Juventude de Rio do Sul. O objetivo é firmar compromisso com o juiz a respeito dos deveres de quem participa da ocupação, como preservação do patrimônio.

Leia também:

Saiba como será o novo ensino médio em Santa Catarina
Manifestantes de Florianópolis protestam contra o governo federal
PEC 241 divide opiniões entre entidades de classe do país
Protesto em Florianópolis contra a PEC 241 termina em confronto

 
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros