Fartura na pesca pode ser ilusória, afirmam pesquisadores - Cidades - O Sol Diário

Safra14/10/2016 | 13h12Atualizada em 14/10/2016 | 13h14

Fartura na pesca pode ser ilusória, afirmam pesquisadores

Modelo de migração das tainhas possibilita safras recordes mesmo com menos peixes no oceano


Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS

A safra artesanal histórica registrada em Santa Catarina este ano, com 3,5 mil toneladas de tainhas capturadas, trouxe aos pescadores que capturam o peixe em migração a sensação de que a tainha é abundante. Uma ilusão, de acordo com os pesquisadores.

A explicação para capturas recordes, mesmo quando há menos peixes disponíveis no oceano, está no modelo de migração das tainhas. Quanto mais frio está, mais próximas elas viajam e mais compactos ficam os cardumes. Quando chega a rede, portanto, a captura é maior e mais fácil.

– Essa concentração é uma condição propícia a se pescar o que se consegue, além da capacidade de comercialização – diz o pesquisador Roberto Wahlich, da Univali, que participou do estudo da Oceana.



Acredita-se que essa situação tenha ocorrido em 2007, quando se registrou a supersafra, e agora em 2016, quando a tainha estava muito acessível nas praias, à pesca artesanal. Nesse cenário, a limitação para as embarcações industriais não é suficiente para proteger os cardumes.

– Precisamos que, independentemente do número de barcos autorizados, haja limite de mortalidade para a tainha – diz a pesquisadora Mônica Perez, da Oceana Brasil.

Diferente dos pescadores que capturam os cardumes já formados, no mar, a observação de quem atua nos estuários de onde migram as tainhas é de que as populações têm de fato diminuído. Nilmar Conceição, presidente do Fórum da Lagoa dos Patos, confirma a redução.

– Tem menos tainhas na lagoa, mas acredito que isso seja em função do clima.

Para garantir sobrevivência, estudo sugere cota para captura de tainha
Cotas de captura são usadas com sucesso em outros países
Plano de gestão prevê a redução da pesca industrial ano a ano no Brasil

 
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros