Infográfico: conheça o ciclo de vida e curiosidades das baleias-francas avistadas no litoral catarinense - Cidades - O Sol Diário

Meio ambiente05/10/2016 | 15h43Atualizada em 06/10/2016 | 11h16

Infográfico: conheça o ciclo de vida e curiosidades das baleias-francas avistadas no litoral catarinense

Vinda dos animais para reprodução na costa de SC é a menor em 10 anos

Infográfico: conheça o ciclo de vida e curiosidades das baleias-francas avistadas no litoral catarinense Leo Munhoz/Agencia RBS
Foto: Leo Munhoz / Agencia RBS

As baleias-francas vieram em menor número para o litoral catarinense em 2016, o mais baixo dos últimos 10 anos. Segundo levantamento aéreo do Programa de Monitoramento de Cetáceos do Porto de Imbituba, em parceria com a APA Baleia Franca e o Instituto Chico Mendes (ICMBio), foram avistadas 36 baleias, sendo 17 pares de mãe e filhote e duas baleias adultas não acompanhadas de filhotes do Norte da Ilha de Santa Catarina a Torres, no Rio Grande do Sul no dia 15 de setembro.

Essa quantidade chamou a atenção dos pesquisadores, por se tratar de um número muito baixo para esta época, considerada o pico da temporada reprodutiva da espécie. Especialistas argumentam que a influência do El Niño modificou a distribuição de alimentos (o krill) das baleias-francas no Atlântico Sul e por isso elas teriam vindo em menor número.

A maioria das baleias avistadas dentro e no entorno da APA da Baleia Franca são fêmeas grávidas, que se aproximam da costa à procura de águas quentes e enseadas protegidas para o nascimento dos filhotes. Elas têm um filhote a cada três anos e o tempo de gestação é de 12 meses. 

As baleias-francas foram dizimadas pela caça na década de 1970. Em 2000, criou-se por decreto a APA da Baleia Franca – entre o Sul da Ilha de Santa Catarina e Balneário Rincão –, para proteger a principal área de ocorrência da espécie no Brasil. 

Leia também:

Número de baleias-francas no litoral de Santa Catarina é quase 40% menor neste ano do que em 2015

Justiça libera turismo embarcado de observação de baleias no litoral catarinense

Veja os argumentos de cada parte sobre o turismo embarcado de baleias

Entenda a situação crítica da poluição dos oceanos

 
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros