12 clínicas de SC realizam consultas gratuitas para diagnóstico de câncer de pele neste sábado - Cidades - O Sol Diário

Dia C23/11/2016 | 17h12Atualizada em 23/11/2016 | 17h12

12 clínicas de SC realizam consultas gratuitas para diagnóstico de câncer de pele neste sábado

No Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, dermatologistas voluntários irão realizar consultas para análise e tratamento da doença

12 clínicas de SC realizam consultas gratuitas para diagnóstico de câncer de pele neste sábado Diorgenes Pandini/Agencia RBS
Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS

A previsão é de 9,4 mil novos casos de câncer de pele em Santa Catarina só neste ano. Para diagnosticar, analisar e tratar a doença, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove neste sábado, em todo país, o Dia C - Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele. No Estado, dermatologistas voluntários irão realizar consultas gratuitas em 12 clínicas entre 9h e 15h. O atendimento será por ordem de chegada.

O atendimento será restrito para análise, diagnóstico e tratamento do câncer da pele. No site www.controleosol.com.br dá para conferir os locais de atendimento.

No país, cerca de 3 mil dermatologistas atenderão em 129 postos de atendimento, em 25 Estados. A previsão é que mais de 30 mil pessoas sejam atendidas durante a mobilização. 

Esse é o 17º ano que a Sociedade de Dermatologia promove o evento. No total, mais de 500 mil pessoas já foram atendidas. A ação antecipa o #DezembroLaranja, mês de combate ao câncer da pele. Na edição de 2015, 23 estados contaram com a participação de mais de 3 mil dermatologistas voluntários e uma procura significativa da população. Cerca de 20 mil pessoas tiveram atendimento gratuito e 13,28% (2.651) delas apresentaram lesões de câncer na pele, sendo já encaminhadas para tratamento.

Sobre a doença

O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. A regra do ABCDE ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista deve ser procurado.
A= lesão assimétrica
B= bordas irregulares
C= alteração de cor
D= diâmetro maior que 6 mm
E= evolução ou modificação da lesão

Outra forma de avaliar o risco da doença é através da ¿Calculadora de Risco para Câncer da Pele¿, também disponível no site www.controleosol.com.brA Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que as pessoas se examinem com periodicidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que se examine familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões que não conseguimos ver sozinhos. Ao se expor, é importante que se use o protetor solar nas áreas expostas, mesmo em dias frios e nublados, reaplicando o produto a cada quatro horas no dia a dia e a cada duas horas nos períodos de maior exposição solar.

Confira os pontos de atendimento em SC:

 
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros