60% das obras de infraestrutura em SC estão atrasadas, afirma Fiesc - Cidades - O Sol Diário

Levantamento28/11/2016 | 11h56Atualizada em 28/11/2016 | 11h56

60% das obras de infraestrutura em SC estão atrasadas, afirma Fiesc

60% das obras de infraestrutura em SC estão atrasadas, afirma Fiesc Sirli Freitas  / Especial/Especial
Foto: Sirli Freitas / Especial / Especial

O levantamento da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) revelou que 60,4% das obras de infraestrutura estão atrasadas no Estado. Divulgada na manhã desta segunda-feira, em Florianópolis, a pesquisa acompanhou 58 obras nas áreas aeroviária, aquaviária, ferroviária e rodoviária. No total, todas as obras monitoradas pela entidade totalizam R$ 6,8 bilhões em investimentos

Das 58 construções, 16 delas têm o andamento comprometido  - representando 27,6% - 19 estão com o prazo expirado (32,8%), oito estão em andamento (13,8%) e apenas 15 foram concluídas (25,8%). 

— Esse cenário tem grande impacto na competitividade das nossas empresas frente ao mercado internacional. O custo da logística fica muito mais caro— , alerta Glauco José Côrte, presidente da Fiesc.

Além de trazer uma radiografia sobre a situação das principais obras em andamento, o documento apresenta propostas para melhorar a infraestrutura no transportes catarinense. 

Segundo a Fiesc, entre os principais obstáculos para a não realização das obras estão a falta de recursos financeiros (20%), desapropriação (17,8%), projetos e estudos (11,1%), sítio indígena (8,9%), licitação (8,9%), licenciamento ambiental (4,4%) e outros (28,9%). 

Melhorias

No estudo, a Fiesc apresentou propostas para a melhoria do transporte catarinense que estão fundamentadas em quatro matrizes; planejamento; política e gestão; investimentos e logística interna das empresas.

A entidade também defendeu a realização de um planejamento integrado que envolva todos os aspectos ambientais e de infraestrutura para o curto médio e longo prazos. E para isso, seria necessário a elaboração de um estudo de viabilidade para implantar um sistema intermodal de transporte. 

Leia mais notícias:
Indústria de SC define agenda para infraestrutura
Deputado catarinense pede reparos na ponte sobre o Rio Uruguai, em Concórdia, no Oeste de SC



 
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros