Feriadão dá a largada para alta temporada em Santa Catarina - Cidades - O Sol Diário

Esquenta para o verão14/11/2016 | 03h00Atualizada em 14/11/2016 | 03h00

Feriadão dá a largada para alta temporada em Santa Catarina

Entidades de turismo e comerciantes comemoram movimentação de turistas, que aproveitaram as praias mesmo com tempo instável

Feriadão dá a largada para alta temporada em Santa Catarina Diorgenes Pandini/Agencia RBS
No domingo, no Campeche, crianças aproveitaram o dia brincando Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS

Filas nos acessos às praias, estacionamentos e restaurantes lotados e sotaques diferentes por toda parte. O feriadão da Proclamação da República anuncia como deve ser a alta temporada em Santa Catarina. Em Florianópolis, entidades ligadas ao turismo e comerciantes comemoram a vinda dos visitantes, principalmente do interior do Estado, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. 

Mesmo com o frio e tempo nublado, muita gente aproveitou a praia do Campeche na tarde deste domingo. As atividades preferidas incluíam jogar bola ou só caminhar - nem que fosse de casaco. Alguns mais corajosos, principalmente crianças, entraram no mar e outros aproveitavam para conhecer a região, como o cozinheiro Gilberto Danoski, que veio de Alvorada, no Rio Grande do Sul, junto com a mulher e o filho, Artur.  No mesmo dia, a família, que está hospedada na Cachoeira do Bom Jesus, fez um passeio de barco pela Lagoa da Conceição, tomou um chimarrão no Campeche e à noite a programação era nos Ingleses. 

— Para nós, não tem tempo ruim — brincou o turista. 

Com o céu fechado, a saída é improvisar, conta a moradora de Florianópolis Karoline Oliveira, ao lado do amigo Guilherme Corrêa, de Jaraguá do Sul, que estava pela primeira vez na cidade. Ela afirmou que não tinha programação para os próximos dias, afinal "depende do tempo". As estudantes de Timbó, Meyve Cabral, 20 anos, e Regina Valnaio, 19, vieram visitar a amiga Lavine Kaucz, 18, e resolveram ignorar a previsão de chuva e acampar na praia. Estavam de mochilas e planejavam passar a noite nas areais do Campeche:

— Queremos conhecer outras praias também, mesmo com tempo assim dá para aproveitar — resume Meyve.

Karoline, Caroliny e Guilherme curtem a praia do Campeche Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS


Quem comemora são os comerciantes. A balconista de uma loja de biquínis no Sul da Ilha diz que o movimento cresceu, principalmente no domingo:

— Esperamos que continue assim. Para nós, a temporada já começou _ garante Juliana Quirog.

Entidades ligadas ao turismo dizem que ainda é cedo para os números do feriadão, mas projetam ocupação acima do ano passado na mesma época:

— Esperamos uns 70% [de ocupação da rede hoteleira em Florianópolis], o que já será 20% maior que ano passado, porque tivemos um feriado maior neste ano. E muitos já vêm nesta época para alugar para a temporada — projeta o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis, Tarcísio Schmidt. 

A previsão da Santur é que SC bata novo recorde de turistas e receba 20% visitantes a mais que em 2015. O presidente da entidade, Valdir Walendowsky, afirma que neste feriado a maioria dos turistas são catarinenses ou vêm dos Estados vizinhos e de SP e comenta que a lotação no litoral do Estado está dentro das expectativas:

— É um prenúncio de uma excelente temporada — reforça. 

Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS

 Previsão do tempo pouco animadora

Nos próximos dois dias os visitantes devem continuar a improvisar no litoral catarinense, pois a previsão é de muitas nuvens e chuva. Hoje serão muitas nuvens, que alternam com aberturas de sol e chuva fraca e isolada ao longo do dia. Temperaturas mínimas entre 13ºC (na Grande Florianópolis e Litoral Norte) e 20ºC, no Litoral Sul. Já as máximas em torno de 24°C. Na terça-feira, pouca coisa muda. No Sul, deve chover entre a tarde e noite e nas demais regiões, a qualquer hora do dia. 

Leia também:

Confira a previsão do tempo para o feriado em SC

Definidas 14 escolas de SC que terão ensino médio integral em 2017

Conte para o DC: quais são as dicas para aproveitar o verão no litoral Catarinense?



 
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros