Inep divulgará nesta sexta nova lista de locais que terão adiamento da prova do Enem - Cidades - O Sol Diário
 
 

Educação 03/11/2016 | 17h28Atualizada em 03/11/2016 | 17h34

Inep divulgará nesta sexta nova lista de locais que terão adiamento da prova do Enem

Atualização incluirá locais que foram ocupados nos últimos dias

Inep divulgará nesta sexta nova lista de locais que terão adiamento da prova do Enem Bruno Alencastro/Agencia RBS
Foto: Bruno Alencastro / Agencia RBS
Agência Brasil
Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) divulgará nesta sexta-feira uma lista atualizada com os locais nos quais o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será cancelado neste final de semana (dias 5 e 6). Ele será adiado para os dias 3 e 4 de dezembro para os candidatos que estiverem com as provas marcadas em escolas, universidades e institutos federais ocupados por estudantes. A atualização incluirá locais que foram ocupados nos últimos dias

Na terça-feira, o Inep divulgou uma primeira lista com 304 locais prova ocupados, o que levará ao cancelamento da prova para mais de 191 mil candidatos. De acordo com essa relação, dois mil estudantes do Rio Grande do Sul, em quatro instituições, precisarão fazer a prova no próximo mês. 

O MEC estabeleceu o prazo para a desocupação até as 23h59 dessa segunda-feira (31). Mesmo que os locais tenham sido desocupados depois desse prazo, o Enem será remarcado. Segundo o Inep, para a nova data, serão definidos novos locais de prova. Os inscritos serão informados por SMS.

Estudantes que participam das ocupações chegaram a pedir a transferência dos locais de prova, a exemplo do que foi feito pelos Tribunais Regionais Eleitorais para o segundo turno da eleição no último domingo.

Local de prova

Os candidatos do Enem podem acessar o local de prova na internet ou pelo aplicativo do Enem. Além do local, data e horário de prova, o cartão de confirmação traz o número de inscrição do estudante, a opção de língua estrangeira e, quando for o caso, a indicação de atendimento especializado e específico e a solicitação de certificação do ensino médio.

O cartão de confirmação está disponível pela internet, na Página do Participante, e também no aplicativo do Enem, nas plataformas Android, iOS e Windows Phone. De acordo com o Inep, responsável pelo exame, 5,2 milhões do total de mais de 8,6 milhões de candidatos já sabem onde farão as provas. O número equivale a mais de 60% dos candidatos.

Para lembrar os estudantes, o Inep faz uma campanha de alerta, enviando SMS e e-mail a cada três dias para quem ainda não acessou o cartão. No dia da prova, não é obrigatória a apresentação do cartão. O acesso é de responsabilidade do candidato. A recomendação é que os participantes conheçam o trajeto com antecedência para evitar atrasos no dia da prova.

Leia também:
Adiamento do Enem prejudicaria resultados do Sisu, diz MEC

Inep confirma que colégio Aplicação da UFSC terá prova do Enem nos dias 5 e 6 de novembro

Colégio de Aplicação da UFSC rebate decisão do Inep de adiar prova do Enem na unidade

Estudantes já ocuparam 23 escolas, institutos e universidades em 13 municípios de Santa Catarina

O Sol Diário
Busca