Mais de 176 mil estudantes farão as provas do Enem neste sábado e domingo em Santa Catarina - Cidades - O Sol Diário
 
 

Perfil do exame04/11/2016 | 22h21Atualizada em 05/11/2016 | 08h41

Mais de 176 mil estudantes farão as provas do Enem neste sábado e domingo em Santa Catarina

Conheça o perfil dos candidatos que farão o exame em todo o Estado 

Mais de 176 mil estudantes farão as provas do Enem neste sábado e domingo em Santa Catarina Edu cavalcanti/Agencia RBS
Provas serão aplicadas em 240 locais neste sábado e domingo Foto: Edu cavalcanti / Agencia RBS
Cristian Edel Weiss
Cristian Edel Weiss

cristian.weiss@diario.com.br

O fim de semana será de provas para 176.654 estudantes de Santa Catarina, inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão aplicadas neste sábado e domingo em 240 locais definidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O maior número de inscritos no Estado é de moradores de Florianópolis, Joinville e Chapecó.

Apesar das confusões registradas durante a semana – como a divulgação equivocada de que o Colégio de Aplicação da UFSC teria a prova adiada –, todos os locais receberão a prova normalmente. O Inep, no entanto, não divulga publicamente quais são os pontos de prova. Os estudantes devem consultar o cartão do participante na página oficial do Enem para identificar o local onde deve prestar o exame.

Tanto no sábado quanto no domingo, os portões ficarão abertos das 12h às 13h. Quem não chegar em tempo, não poderá participar do exame. As provas começam a ser aplicadas oficialmente às 13h30min. 

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha em cada, e uma redação. Neste sábado, os candidatos serão submetidos às provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O tempo máximo para responder os cadernos será de 4h30min.

Do total de inscritos no Enem em Santa Catarina, 21.312 vão participar da prova para receber o certificado de conclusão do ensino médio. Essa é uma facilidade oferecida pelo exame para adultos que não concluíram o ensino básico no tempo regular.

Vídeos: Veja dicas de professores do COC Floripa para a última revisão

Assim como no país inteiro, a maior parte dos candidatos inscritos para a prova deste fim de semana é de mulheres. Serão 100.572 delas, que representam 57% dos participantes. O Estado também acompanha o padrão nacional em relação à situação escolar dos candidatos: a maior parte já concluiu o ensino médio. 

Mas diferente do Brasil, em que a maioria dos inscritos (31%) tem entre 21 e 30 anos, a maior fatia de estudantes catarinenses tem 17 anos, o que corresponde a 25% do total de candidatos. 

Outro dado que chama atenção no Estado é o número de candidatos que pagaram para fazer as provas. São 69.548 pagantes (39,4%), contra 53.811 alunos de escolas públicas (30,4%) – que se inscrevem gratuitamente – e 53.295 (30,2%) participantes de baixa renda que tiveram direito à isenção. No país, o número de pagantes representa somente 23% do total.


Leia também:

Enem 2016: nenhum local de prova será afetado por ocupações em SC

Enem será adiado para 240 mil candidatos no país devido às ocupações

Vídeos: Veja dicas de professores do COC Floripa para a última revisão

Aplicação do Enem terá coleta de digitais pela primeira vez. Veja outros procedimentos de segurança da prova

O que você precisa saber para fazer o Enem 

Confira as apostas sobre os temas da redação do Enem 2016

Veja 13 dicas para se dar bem nas provas do Enem

O Sol Diário
Busca