PM cumpre reintegração de posse em prédio da Udesc ocupado por estudantes - Cidades - O Sol Diário

EM FLORIANÓPOLIS18/11/2016 | 08h03Atualizada em 18/11/2016 | 20h07

PM cumpre reintegração de posse em prédio da Udesc ocupado por estudantes

Na ação, divulgada pelas redes sociais do movimento, a PM escoltou e revistou os estudantes acampados perto das 6h30min desta manhã

PM cumpre reintegração de posse em prédio da Udesc ocupado por estudantes Diorgenes Pandini/Agência RBS
Foto: Diorgenes Pandini / Agência RBS

O pelotão da Polícia Militar (PM) cumpriu na manhã desta sexta-feira a reintegração de posse no prédio da reitoria da Universidade Estadual de SC (Udesc), em Florianópolis. Os estudantes, que ocupavam desde o último dia 25 de setembro o hall de entrada da instituição, fazem parte do movimento nacional contrário às medidas anunciadas pelo governo Temer. 

Na ação, divulgada pelas redes sociais do movimento, os agentes entraram na reitoria, escoltaram até a saída e revistaram todos os estudantes acampados antes mesmo 6h30min desta manhã. 

De acordo com informações repassadas pelos integrantes do movimento, participaram da reintegração quase 100 policiais do Batalhão de Choque e PM. Já, segundo a PM, cerca de 50 agentes estiveram no local.

— Acompanhamos duas oficiais de justiça e quatro pessoas precisaram assinar um termo porque encontramos drogas com eles. Mas, no geral, tudo foi bastante pacífico e tranquilo — afirmou o tenente-coronel Marcelo Pontes. 

Do grupo de estudantes, quatro pessoas assinaram termos circunstanciados após serem flagrados com entorpecentes. Ninguém foi preso.

Foto: Diorgenes Pandini / Agência RBS

Por volta das 7h, e sem divulgar números, os integrantes da ocupação já retiravam os colchões, destacavam os cartazes das paredes e cantavam em frente ao prédio, agora desocupado. 

Os alunos da Escola Superior de Administração e Gerência (Esag), anexa ao prédio da reitoria, receberam um email informando que as aulas estão suspensas nesta manhã. Os demais centros acadêmicos continuam com programação normal. 

Mesmo com a reintegração de posse, solicitada pela reitoria da Universidade na sexta-feira passada e expedida na segunda-feira, até a tarde de ontem os estudantes ainda não haviam sido notificados oficialmente. 

Na quinta-feira à tarde, por meio do portal de notícias, o Sindicato dos Servidores da Udesc (Situdesc) divulgou uma nota sobre o movimento. No texto, o Situdesc informou que durante as últimas semanas dialogou com os alunos. Ainda, segundo a nota, não foi o sindicato quem entregou um abaixo-assinado solicitando a saída dos estudantes, mas sim um "grupo de técnicos da Reitoria".

Leia mais notícias:
Udesc pede reintegração de posse em prédio ocupado em Florianópolis

Justiça mantém liminar que determinou reintegração de posse na reitoria da Udesc

 
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros