SC sedia reunião nacional que debate sobre controle interno - Cidades - O Sol Diário

Transparência17/11/2016 | 10h29Atualizada em 17/11/2016 | 10h29

SC sedia reunião nacional que debate sobre controle interno

Evento ocorre nesta quinta e sexta-feira em Florianópolis

O controle e a fiscalização da administração pública são o foco da 21ª reunião técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), promovido nesta quinta e sexta-feira em Florianópolis. O evento, que reúne cerca de 50 profissionais entre auditores e gestores público de todo o país, tem na pauta a discussão de ações que devem fortalecer os atuais instrumentos usados no processo de controle, como por exemplo, o recém lançado Auditoria Cidadã, projeto catarinense que propõe que os auditores verifiquem o serviços presencialmente. 

Na abertura do encontro, às 9h desta quinta-feira, o governador de Santa Catarina Raimundo Colombo se disse satisfeito pelo Estado sediar o evento e ressaltou a história de empresas que nasceram no Estado e hoje são conhecidas em todo território nacional, como a Consul, fabricante de geladeiras fundada em Brusque. Colombo ainda ponderou sobre a importância do controle interno:

— Ele faz com que a gente tenha mais condições de tomar decisões de equilíbrio fiscal, eficiência na gestão e na transparência dos nosso atos. É importante essa troca de ideias e experiências de todos os Estado, privilegiando Santa Catarina que sedia o encontro, para que nós possamos evoluir em conjunto. 

Já o secretário da Fazenda Antonio Gavazzoni, que também pontou sobre a integração entre os Estados, ressaltou que, atualmente, a auditoria pública de SC já está estruturada e fiscaliza atos de gestão interna, não apenas na esfera executiva, mas em todos os poderes.

— É um trabalho de muita cooperação entre os órgãos de controle que faz com que a qualidade da gestão pública catarinense supere a média nacional — disse.

Ao longo do dia, a programação da reunião ainda prevê a apresentação das iniciativas de SC. Durante à tarde estão em pauta as questões administrativas do conselho e da intervenção do grupo de trabalho sobre o Marco Regulatório Terceiro Setor. Já na sexta-feira, os envolvidos devem discutir as atividades projetos desenvolvidos em parceiria com o Banco Mundial e a proposta do Seminário de Conscientização de Promoção do Controle Interno. 

Leia também:
Colombo divulga cronograma de pagamento do funcionalismo público de SC
 

Governador de SC sinaliza aperto de cinto para 2017 e manda recados a aliados 

Colombo anuncia nesta sexta a extinção de estatais e negocia novo secretariado 


 
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros