Vídeo: professores avaliam questões do primeiro dia de prova do Enem 2016 em Santa Catarina - Cidades - O Sol Diário
 
 

Balanço05/11/2016 | 21h27Atualizada em 05/11/2016 | 21h59

Vídeo: professores avaliam questões do primeiro dia de prova do Enem 2016 em Santa Catarina

Exame deste sábado tinha questões sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Vídeo: professores avaliam questões do primeiro dia de prova do Enem 2016 em Santa Catarina Betina Humeres/Agencia RBS
Na UFSC, candidatos foram surpreendidos com o cancelamento das provas em dois blocos Foto: Betina Humeres / Agencia RBS

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exigiu dos quase 176 mil candidatos inscritos em Santa Catarina conhecimento nas áreas de Ciências Humanas, como História e Sociologia, e Ciências da Natureza, como Física. Foram quatro horas e meia para responder 45 questões de múltipla escolha. 

Na avaliação dos professores do COC Floripa, o Exame tinha questões bem contextualizadas e de grau de dificuldade elevado, principalmente na parte que tratou de exatas. O professor de física, Williann Volpato, por exemplo, explicou que a dificuldade se deu por que a maioria das questões exigiam que o candidato soubesse as fórmulas. Já Alan Ghedini, professor de História e Sociologia, comentou sobre os filósofos citados e ainda sobre as questões ligadas a temas como a discussão de gênero e ainda temas antigos, como o coronelismo.

Os dois fizeram um balanço sobre o primeiro dia de prova e ainda deram dicas para quem vai responder ao exame neste domingo. Lembrando que a segunda etapa da prova aborda temas ligados a Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Os portões, assim como ocorreu neste sábado, serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h. As provas começam às 13h, mas têm 5 horas e 30 minutos.

Assista ao vídeo gravado por Williann, professor de Física do COC

Assista ao vídeo gravado por Alan, professor de História e Sociologia do COC

Relembre como foi o primeiro dia de prova

Em Florianópolis o sábado começou com uma informação de última hora. Por volta das 11h, o Ministério da Educação (MEC) informou que em razão de ocupação as provas foram canceladas em dois blocos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): no Centro de Ciências da Educação (CED), com 345 alunos inscritos, e no Centro de Filosofia e Ciências Humanas, com 716 inscritos.

Os demais locais tiveram as provas mantidas e o primeiro dia do Exame seguiu sem o registro de ocorrências. Em Chapecó, todo os pontos previstos para cedilhar as provas foram mantidos, inclusive dois que estão ocupados. Em Blumenau e Joinville o dia também seguiu sem imprevistos. 

 Ao fim das provas, às 18h, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o MEC repassaram, durante uma coletiva de imprensa na sede do Instituto, em Brasília, um balanço sobre o sábado de provas no Brasil. Ao todo, foram aplicadas provas em 16.071 locais, o equivalente a 98% dos pontos definidos pelo Inep, e 405 locais e 271.033 inscritos tiveram suas provas adiadas para dezembro. Durante a coletiva, a presidente do Inep, Maria Inês Fini, classificou como positivo os dados do primeiro dia.

Leia também:
Mais de 176 mil estudantes farão as provas do Enem neste sábado e domingo em Santa Catarina

Estudantes já ocuparam 23 escolas, institutos e universidades em 13 municípios de Santa Catarina

Enem é aplicado em 98% dos locais de prova, afirmam MEC e Inep em coletiva

Estudantes são surpreendidos pelo adiamento de provas do Enem em SC 

O Sol Diário
Busca