2016: o ano em que o artista catarinense Luciano Martins realizou o sonho de trabalhar com a Disney - Cidades - O Sol Diário

Feliz ano velho28/12/2016 | 06h08Atualizada em 28/12/2016 | 09h06

2016: o ano em que o artista catarinense Luciano Martins realizou o sonho de trabalhar com a Disney

Artista comemora expansão da carreira para o exterior e por personagem seu ter comprado por empresa que o inspirou na infância

2016: o ano em que o artista catarinense Luciano Martins realizou o sonho de trabalhar com a Disney Charles Guerra/Agencia RBS
Foto: Charles Guerra / Agencia RBS

Ainda bem pequeno, Luciano Martins já era um devorador de gibis. Todas as semanas ia até a banca de revistas perto de casa comprar alguns exemplares. Personagens de Walt Disney, como o Pateta, o Mickey e o Pato Donald povoavam sua imaginação e dividiam espaço com a Mônica, o Cebolinha e o Cascão, personagens de Maurício de Souza. Tendo eles como referência, Luciano começou a criar os próprios personagens e histórias infantis.

— Todos os sábados eu tinha que honrar um compromisso: escrever uma história, desenhar, grampear as páginas e vender o meu livrinho para a minha avó, minha grande incentivadora — conta.

Embora tenha continuado a escrever roteiros e histórias, Luciano nunca publicou nada seu. Todo o material ficou na gaveta, já que ele decidiu seguir a vocação para a publicidade e depois para as artes plásticas, deixando a vida de escritor de lado. Ele lembra, porém, de uma história de sua autoria que teve sucesso com duas pessoas muito especiais, as filhas Aline, hoje com 20 anos, e Júlia, de 16. Quando elas eram pequenas, Luciano lia para elas na hora de dormir a historinha da Vaca Verde, que falava sobre diferenças e preconceito. Tema atual e que com certeza ainda faria sucesso, caso ele tivesse tido a coragem (ou a vontade) de mostrar o livrinho para mais gente.

O gaúcho radicado em Florianópolis completou 50 anos em 2016 e o grande presente recebido nesta data tão emblemática foi a notícia de que uma entre as centenas de estampas que criou ao longo dos anos deixará de ser apenas uma figurinha simpática, mas estática e sem vida. A corujinha, criada pelo artista para a franquia catarinense Uatt? vai virar personagem de desenho animado para a TV.  E o mais bacana de tudo: os direitos de exibição dos desenhos com a corujinha, que foi batizada de Bubu, foram comprados pela Disney Junior.

— Ter um personagem criado por mim no canal da Disney é uma conexão com o meu mundo infantil, é como se eu tivesse agora, aos 50, voltando a ser o menino que eu era aos cinco — comemora o artista.

 Bubu e as corujinhas

 A Disney Junior comprou o direito de exibição da série animada Bubu e as Corujinhas para toda a América Latina. Para isso, Bubu ganhou uma família, desenhada por Luciano. O mano Biel, a maninha Bonie, pais e avós. A primeira temporada está sendo produzida por um time criativo de Santa Catarina e tem roteiro assinado por Marcela Catunda, roteirista do Peixonata e Show da Luna, dois dos maiores sucessos do canal. A estreia será em 2018, mas já estão sendo criados os 24 episódios, dublados em português e espanhol, e musicados em parceria com o maestro Zago, da Camerata de Florianópolis.

Outro motivo para acreditar que 2016 foi muito especial: Luciano viajou pela primeira vez aos Estados Unidos. Gostou tanto da cena artística que já está em negociações para abrir o primeiro ateliê fora do Brasil em Miami, em 2017. É o início do plano de extensão do artista para outros mercados internacionais.

Leia também:

Conheça a história de Caio Szerszen, menino de 9 anos que ganhou nova vida em 2016

Após anos de espera, catarinense adota duas crianças e tem 2016 marcado como o ano em que a família ficou completa

Depois de perder tudo em incêndio, casal de Florianópolis realiza sonho de viajar de carro até o Alaska para ver a aurora boreal

Casal catarinense comemora 2016: o ano em que o filho de um ano resistiu a doença grave no coração

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioLoetz: 99 Pop, concorrente do Uber, chega a Joinville https://t.co/rtnO8NslX4há 6 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioBrusque inicia pré-temporada com três reforços https://t.co/RF388RVISlhá 15 horas Retweet
O Sol Diário
Busca