5 passos para organizar as finanças em 2017 - Cidades - O Sol Diário

Seu bolso30/12/2016 | 09h17Atualizada em 30/12/2016 | 09h17

5 passos para organizar as finanças em 2017

Autor do livro Terapia Financeira, Reinaldo Domingos, explica como sair do vermelho no próximo ano

5 passos para organizar as finanças em 2017 Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Para ter mais realizações, menos dívidas e uma vida financeira mais tranquila em 2017 é importante organizar as finanças. Alguns passos simples podem ser essenciais na tarefa de sair do vermelho. Confira as dicas do presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e autor do livro Terapia Financeira, Reinaldo Domingos.

 1 Livre-se das dívidas

Muitos pensam em como se livrar das dívidas em um momento de crise. Pode parecer impossível, mas é exatamente nesses momentos que os credores também oferecem as melhores condições para negociações. A orientação é que o primeiro passo seja o de resolver o problema que levou ao endividamento, ou seja, a causa. Adequar seu padrão de vida à sua realidade é muito difícil, mas é fundamental observar que não se pode viver em uma realidade que não é sua. Cortas gastos para ganhar fôlego e, assim, poder assumir o compromisso de pagar as dívidas é a melhor opção agora. Se não se livrar desse problema de forma emergencial, pode ter certeza que a alta dos juros prejudicará a sua saúde financeira no futuro.

2 Faça uma faxina financeira

Sabia que, em média, 25% dos nossos gastos são com supérfluos? As pessoas sempre dizem que não têm mais da onde reduzir as despesas, mas, depois, quando fazem uma análise, observam que é possível. É preciso realizar um diagnóstico de sua vida financeira por 30 dias, anotando tudo o que gasta por tipo de despesa, até mesmo cafezinhos e gorjetas. Assim, verá uma realidade muito diferente do que imagina. Mas ressalto que não se deve virar escravo dessa anotação, pois, quando vira rotina, perde a eficácia.

3 Não tenha medo de sonhar

Por mais que o cenário para muitos seja de pesadelo, nessa hora, é de grande importância sonhar, ou seja, definir os objetivos materiais, pois eles é que farão com que se tenha foco para evitar o descontrole ou mesmo o desespero. Reúna a família e converse sobre o tema, dividindo os sonhos em três tipos: curto (até um ano), médio (até dez anos) e longo (acima de dez anos) prazos, definindo também quanto custam e quanto poderão poupar por mês para realizá-los.

4 Mude o formato de seu orçamento

Um erro comum é pensar que orçamento financeiro familiar consiste em registrar o que se ganha e subtrair o que se gasta e, caso sobre dinheiro, terá lucro, se faltar, prejuízo. A forma correta, no entanto, consiste em primeiramente elaborar o registro de todas as receitas mensais, e depois separar os valores pré-definidos para os projetos da família e, somente com o restante, readequar os gastos. Isso forçará um ajuste do padrão de vida familiar para conquistas financeiras.

5 Aprenda a investir

Observo que muitos poupam sem estabelecer um propósito e escolhem um investimento pensando apenas no que é mais prático. No mercado financeiro, existem diversas opções de aplicações com riscos diferentes. A orientação é procurar variar o investimento de acordo com o tempo em que utilizará o dinheiro. De forma geral, o risco de uma aplicação financeira é diretamente proporcional à rentabilidade desejada pelo empreendedor, ou seja, quanto maior o retorno estimado pelo tipo de aplicação escolhida, maior será o risco, por isso, é preciso cautela.

Leia também:

Saiba como viajar por Santa Catarina a bordo de motor-home ou trailer

Veja documentos necessários para crianças e adolescentes viajarem sozinhos ou acompanhados

Anvisa aprova novo produto para esclerose múltipla


 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioDemarcação de terras fica mais distante para cerca de 9 mil índios em Santa Catarina  https://t.co/TT2lTjTKTShá 27 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioConcessão do aeroporto Hercílio Luz será assinada nesta quinta-feira  https://t.co/vUSN4XZ79Chá 42 minutosRetweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros