Blumenau sedia competição nacional de gastronomia - Cidades - O Sol Diário
 
 

#GirlPower06/12/2016 | 07h01

Blumenau sedia competição nacional de gastronomia

Única mulher da competição nacional, a estudante Erica Axthelm representa Santa Catarina na prova de gastronomia, que segue até quinta-feira

Blumenau sedia competição nacional de gastronomia Patrick Rodrigues/Agencia RBS
Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS

No espaço que simula uma cozinha profissional, 10 competidores vão passar por testes de fogo para provar quem está entre os melhores cozinheiros do país. Na disputa acirrada entre estudantes do Senac de diferentes estados (AM, BA, CE, DF, MA, PB, PR RN e RS) está Erica Axthelm, 18 anos. Única mulher na competição, a blumenauense representa o Estado e quer provar não apenas para os outros, mas também para ela mesma que sim, manda muito bem na cozinha.

Há um ano ela estuda gastronomia, mas o sonho de se tornar chef é recente. Antes da preparação da competição, a estudante almejava apenas trabalhar em uma cozinha. Na segunda-feira, no primeiro dia oficial de provas, Érica participou da etapa de pré-preparo. Após os testes vespertinos da competição, que iniciou às 14h30min e encerrou às 18h30min, ela contou como foi colocar a mão na massa e controlar a ansiedade do início da primeira edição da Cozinha das Competições Senac:

— Estava bem nervosa, mas deu tudo certo. O prato ainda é segredo, mas só será finalizado amanhã (nesta terça-feira) mesmo — explica estudante, que começou a cozinhar observando a mãe.

Os competidores foram divididos em dois grupos, com provas matutinas e vespertinas e em esquema de rodízio.

Vencedores participam de seletiva

A etapas foram pensadas para simular condições reais de trabalho e situações do dia a dia de profissionais. Entre os critérios de avaliação estão questões de higiene, preparação, apresentação, sabor e textura. Além de planejamento dos pratos, tempo e recursos disponíveis, serão consideradas ainda as questões de sustentabilidade no preparo do alimento (reduzir, reciclar, reutilizar e reintegrar).

O primeiro e o segundo colocados da competição, em Blumenau, participam de uma etapa seletiva no início do ano que vem com alunos de institutos federais para definir quem entrará na preparação para representar o Brasil na WorldSkills. A competição internacional, com competidores de mais de 60 países, será em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, de 14 a 19 de outubro de 2017.

Aluna de Blumenau é quarta em prova de serviços

Além de Erica, a estudante de Gastronomia Victoria Akemi participou semana passada da Competições Senac em Serviços de Restaurante, no Espírito Santo. Ela ficou em quarto lugar na prova – o que, infelizmente, não a credencia para participar da próxima etapa.

As duas alunas estudam juntas e treinaram por cerca de seis meses, cinco vezes por semana, para encarar os testes. A preparação envolveu até atividades práticas, como trabalhar no restaurante-escola da entidade.

Cada uma é acompanhada por um professor – ou treinador. O chef Erik Von Bülow é quem treinou Victoria. Já Erica conta com o apoio do chef Daniel Lopes, de Joinville.

:: Leia mais notícias de Blumenau e região em santa.com.br

Oficinas

Além da disputa, oficinas de gastronomia serão ministradas por docentes do Senac em Blumenau. As aulas gratuitas ocorrem no Senac e no Parque Vila Germânica. Os interessados devem se inscrever, pessoalmente, na Faculdade Senac das 8h às 20h.

Confira as aulas de quarta-feira:

Acarajé e Abará Heranças da Cultura Afrodescendentes da Bahia, com Jesus Almeida (Bahia). Na sala show do Senac (Avenida Brasil, 610, Ponta Aguda), às 10h.

Filé de Pescada Upaon-açu
, com Junior Lisboa (Maranhão). No Parque Vila Germânica (Rua Alberto Stein, Velha), às 13h.

Valorização dos Ingredientes Regionais
, com Kaio Vinicius Trevizan (Paraná). No Parque Vila Germânica, às 14h30min.

Os Doces Sabores do Cerrado
, com Carol Gregório (Brasília). No Parque Vila Germânica, às 16h.

JORNAL DE SANTA CATARINA - Blumenau

O Sol Diário
Busca