Centros acadêmicos da UFSC são desocupados  - Cidades - O Sol Diário

Em Florianópolis01/12/2016 | 06h50Atualizada em 01/12/2016 | 06h57

Centros acadêmicos da UFSC são desocupados 

Administração garantiu melhoria de infraestrutura e manutenção e ampliação de bolsas de estudo

Centros acadêmicos da UFSC são desocupados  Marco Favero/Agencia RBS
Foto: Marco Favero / Agencia RBS

As ocupações na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, terminaram na tarde desta quarta-feira. A administração da universidade, que chegou a ter seis prédios com acampamentos, informou que, após reuniões e garantias de melhorias no local, os estudantes deixaram os espaços. 

Com a mobilização, a reitoria informou que o calendário escolar precisará ser alterado. No colégio Aplicação, estudantes do 8º ao terceiro ano terão aulas até o dia 17 de dezembro - com possibilidade de horários aos sábados. Já nos demais centros acadêmicos, a administração deverá informar as mudanças nos próximos dias. 

Na última segunda-feira, o Ministério Público Federal (MPF), reitoria e estudantes se reuniram para discutir a forma como as desocupações aconteceriam. Segundo informações do portal de notícias G1, entre os acordos firmados para a saída dos estudantes estão a manutenção e ampliação de bolsas de estudo, cadastros de vulnerabilidade e recursos para a permanência universitária. Além disso, cada centro realizou pedidos específicos relacionados a infraestrutura. 

As ocupações na universidade tiveram início no dia 31 de outubro, no Centro de Filosofia e Humanas (CFH) e ganharam força durante o último mês. Toda a mobilização estudantil foi organizada para debater e pressionar o governo federal contra a PEC 55. Na última terça-feira, 29, no entanto, sob a luz da tragédia nacional que envolveu o avião da Chapecoense, os senadores votaram e aprovaram o texto-base da emenda que altera o teto dos gastos com serviços essenciais.

Leia mais
Com pautas diversas e apoio de gestores, estudantes ocupam mais de 20 escolas em SC


 
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros