Confira os cursos da UFSC que tiveram salto e queda no número de candidatos no vestibular 2017 - Cidades - O Sol Diário
 
 

Ensino superior09/12/2016 | 03h06Atualizada em 09/12/2016 | 03h06

Confira os cursos da UFSC que tiveram salto e queda no número de candidatos no vestibular 2017

Processo ocorre nos dias 10, 11 e 12 de dezembro em 23 cidades catarinenses

Confira os cursos da UFSC que tiveram salto e queda no número de candidatos no vestibular 2017 DIorgenes Pandini/Agencia RBS
Animação é um dos cursos que tiveram maior aumento no número de candidatos Foto: DIorgenes Pandini / Agencia RBS

Cerca de 33,8 mil candidatos devem fazer o Vestibular 2017 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a partir deste sábado. As provas ocorrem nos dias 10, 11 e 12 de dezembro em 23 cidades catarinenses. Os candidatos disputam 4,5 mil vagas em 102 opções de cursos presenciais de graduação, nos cinco campi da instituição _ Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. Em alguns casos, os alunos precisam disputar com outros 215 candidatos uma única vaga, como para entrar no curso de Medicina, tradicionalmente o mais concorrido

Em outros, apesar de não figurarem entre os mais concorridos, o número de candidatos deu um salto significativo do vestibular passado para esse.

O curso recém-aberto de Animação é um deles. No ano passado, o primeiro do curso, foram 166 inscritos. Neste ano, 305, o que representa um aumento de 83,7%. Para o coordenador do bacharelado, Wiliam Machado de Andrade, uma série de fatores impulsionaram a busca, dentre eles o mercado aquecido, principalmente em Florianópolis, a escassez de outros cursos e o investimento em tecnologia, como o Tecmídia, maior laboratório de captura de movimento da América Latina inaugurado neste ano. 

— Tinha muita gente interessada em fazer o curso, mas não sabia onde procurar. E a abertura de um mercado crescente também ajudou — analisa.
 
Para o coordenador, deve haver uma procura crescente da formação nos próximos anos. Há expectativa a médio prazo de abrir cursos de pós-graduação na área .

Artes cênicas tem queda na procura

No geral do vestibular da UFSC, porém, neste ano foram 2,9 mil candidatos a menos inscritos e alguns cursos sentiram mais a queda na demanda. Entre os cursos com mais de 50 inscritos, o de Artes Cênicas teve a maior queda, 40,5% candidatos a menos em relação ao processo seletivo do ano passado. Outro curso que apresentou queda foi o de Design, que caiu de 772 para 486 candidatos. O coordenador do curso, Luciano Patrício Souza de Castro, explica que a graduação voltou a ser dividida em design e design de produto (80 inscritos), depois da unificação em 2011:

— Houve uma tendência de dividir o curso novamente. E o design de animação se transformou no curso de animação. Mas hoje temos uma média de 600 alunos no design. São muitos alunos e pouca evasão — defende.

  • Dicas para os candidatos

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) dá algumas dicas importantes para que candidatos não percam as provas e consigam fazê-las com tranquilidade:

Confiram com antecedência o local de prova (cidade, endereço e grupo)

Cheguem com antecedência aos locais de prova (os portões fecham às 13h45min nos três dias)

É obrigatório levar original do documento de identidade informado na inscrição; confirmação de inscrição definitiva; caneta esferográfica de tinta preta (preferencialmente) ou azul, fabricada em material transparente.

Durante a realização das provas não poderá ocorrer: comunicação de qualquer tipo entre candidatos, porte/uso de material didático-pedagógico, de telefone celular, relógio (qualquer tipo), controle remoto, armas, boné, óculos escuros, calculadora, tablet, pen drive, mp-player, iPod, iPad ou qualquer tipo de aparelho eletrônico.

Divulgação do Índice de Abstenção e dos Gabaritos

O índice de abstenção será divulgado diariamente, ao final das provas. Os gabaritos serão divulgados a partir das 20h do dia 12 de dezembro (segunda-feira) no site.

Provas - 10 de dezembro (sábado)

  • Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras (12 questões de proposições múltiplas);
  • Segunda Língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Libras ou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (8 questões de proposições múltiplas);
  • Matemática (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
  • Biologia (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas). 


Provas - 11 de dezembro (domingo)

  • História (10 questões de proposições múltiplas);
  • Geografia (10 questões de proposições múltiplas);
  • Física (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
  • Química (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas). 


Provas - 12 de dezembro (segunda)

  • Redação;
  • 4 Questões Discursivas.

Cursos mais procurados

Medicina ainda é o curso mais concorrido, com 7.541 inscritos, resultando na relação geral de 215,46 candidatos por vaga. Os outros nove cursos mais procurados são: Direito – Diurno (46,26); Arquitetura e Urbanismo (43,57); Nutrição (41,88); Direito – Noturno (39,74); Psicologia – Bel/Lic – Diurno (39,26); Cinema – Bel – Diurno (35,20); Engenharia Química – Diurno (31,94); Odontologia (31,89) e Engenharia Civil – Diurno ( 28,79).

Leia também:

Laboratório que captura movimentos em 3D é criado na UFSC

Provas do Vestibular UFSC 2017 começam neste sábado

Confira a relação candidato/vaga do Vestibular UFSC 2017

Cresce número de jovens que nem estudam nem trabalham no Brasil

Estudantes de SC têm queda de desempenho em matemática e leitura em avaliação internacional



O Sol Diário
Busca