Gean Loureiro anuncia mais quatro nomes do novo secretariado da prefeitura de Florianópolis - Cidades - O Sol Diário
 
 

Política14/12/2016 | 15h46Atualizada em 14/12/2016 | 15h49

Gean Loureiro anuncia mais quatro nomes do novo secretariado da prefeitura de Florianópolis

Entre eles está Filipe Mello, que até dias atrás era Secretário de Turismo, Cultura e Esporte do Estado

Gean Loureiro anuncia mais quatro nomes do novo secretariado da prefeitura de Florianópolis Cristiano Estrela/Agencia RBS
Foto: Cristiano Estrela / Agencia RBS

O prefeito eleito de Florianópolis, Gean Loureiro (PMDB), anunciou na tarde desta quarta-feira mais quatro nomes do seu secretariado. Luiz Américo Medeiros ocupará a Secretaria de Obras, Maryanne Mattos comandará a Guarda Municipal, Diogo Pitsica será procurador-geral e Filipe Mello assumirá a Secretaria da Casa Civil. Este último foi secretário de Turismo Cultura e Esporte do Estado (SOL) até dias atrás.

Os quatro se juntam a Carlos Alberto Justo, o Paraná, que assume a Saúde, enquanto Maurício Pereira comandará a Educação. Ambos são professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Eles foram anunciados por Loureiro no último dia 5 de dezembro.

Nos próximos dias devem ser divulgados os outros secretários. Informações de bastidores dão conta que o novo prefeito pretende compactar secretarias. Uma das junções deve ocorrer entre as pastas de Segurança Pública e Defesa do Consumidor. O vereador Tiago Silva (PMDB) é o favorito para assumir o cargo.

Dos secretários anunciados nesta quarta, Luiz Américo é que tem mais experiência no poder público. Ele é funcionário efetivo da prefeitura desde 1981 e já foi secretário de Obras do município. Na Guarda Municipal, Maryanne será a primeira mulher a comandar a autarquia.

Já Diogo Pitsica é conhecedor das práticas municipais. Em 2014 e 2015 ele defendeu entidades civis organizadas de Florianópolis que questionaram aumentos do IPTU. Nos processos em que atuou como advogado, teve vitórias contra a prefeitura.

Veja abaixo um pequeno histórico sobre os novos secretários:

Luiz Américo Medeiros

Engenheiro civil formado pela UFSC em 1980, especialista em Gestão da construção civil pela Unisul. Funcionário efetivo da prefeitura desde 1981 e já ocupou diversas funções e diretorias, incluindo cargo de secretário de Obras de 2008 a 2012.

Maryanne Mattos

Primeira mulher a assumir a Guarda Municipal (GMF). Graduada e pós-graduada na área educacional, tem especialização em trânsito e é efetiva da guarda desde a primeira formação do órgão, em 2003.  Foi candidata a vereadora pelo PDT neste ano, mas não se elegeu. Recebeu 756 votos. Maryanne Mattos é formada em Licenciatura Plena em Educação Artística – Habilitação em Desenho pela Universidade do Estado de Santa Catarina,  Pós Graduação em Educação Sexual pela UDESC, Pós Graduação em Rádio, TV e Cinema pela Universidade Independente de Lisboa – Portugal.  Maryanne Mattos ingressou na GMF em fevereiro de 2004. Em fevereiro de 2005 assumiu o cerimonial do Gabinete do Prefeito Municipal. Em outubro de 2006 afastou-se de suas atividades para se dedicar exclusivamente a educação de sua filha. Maryanne retornou suas atividades na GMF em março de 2009 coordenando o setor de Educação, e agora, em abril de 2010 assumiu a sub-direção da GMF.

Diogo Pitsica

Advogado pela UFSC em 1998, especialista em Direito Tributário, Empresarial e Eleitoral. Tem MBA em Gestão Tributária pela ESAG em 2003 e mestrado em Gestão dos Orçamentos Públicos em 2005. É professor de Direito Tributário e Processual na Unisul e professor de pós em Direito Tributário na Univali e Esmesc. Também é coordenador do Curso Preparatório para Exame da OAB-SC no Instituto de Pesquisa Jurídica João Baptista Bonnassis. Na OAB-SC, entre outras funções, já foi presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de SC. No Estado, já foi auditor do Tribunal de Justiça Desportiva de SC e já foi membro da Câmara de Ética Tributária do Estado. Em 2014 e 2015, como advogado de entidades civis organizadas, enfrentou a prefeitura em processos que questionavam o aumento do IPTU.

Filipe Mello

Aos 33 anos, Mello é advogado especialista em direito administrativo e gestão pública. Aos 23 anos foi secretário de Administração de Florianópolis. Na sequência assumiu a secretaria da Previdência da Capital, depois foi membro do Tribunal Tributário do Estado, secretário de Planejamento do Estado – entre 2011 e 2012 – e de Assuntos Internacionais, cargo que ocupa desde 2013. Até o começo de dezembro foi secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), além de ter comandado a Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

O Sol Diário
Busca
Imprimir