Balneário Camboriú só terá zona azul depois da temporada de verão - Cidades - O Sol Diário

Trânsito06/01/2017 | 11h10Atualizada em 06/01/2017 | 11h28

Balneário Camboriú só terá zona azul depois da temporada de verão

Comerciantes reclamam que cancelamento do rotativo trouxe prejuízo

Foto: Lucas Correia / Agencia RBS

A solução para a falta de estacionamento rotativo em Balneário Camboriú não virá antes do fim da temporada de verão. O secretário de Compras, Fernando Marchiori, e o gestor do Fundo Municipal de Trânsito (Fumtran), Emerson Dias Gonçalves, estão em busca de relatórios da Dom Parking, concessionária que teve o contrato cancelado no ano passado, para embasar os termos de uma nova concessão _ número exato de vagas, tempo médio de permanência em cada uma delas, custo de manutenção do serviço.

Esse levantamento vai servir de base para o edital, que terá que passar pelo aval do Tribunal de Contas do Estado (TCE) 60 dias antes do lançamento. Ou seja, mesmo que todo o estudo estivesse concluído, não haveria tempo hábil para garantir o funcionamento imediato.

A tendência é que o sistema esteja pronto, e em funcionamento, até metade do ano. O prefeito Fabrício Oliveira (PSB) tem falado em buscar um modelo mais tecnológico de estacionamento rotativo _ com sensores de vagas, por exemplo. O que demandará uma licitação bem específica.

O novo modelo de zona azul também terá que casar com o plano de mobilidade, que Balneário Camboriú ainda não tem. O caminho, portanto, ainda é longo. Até lá, segue o incômodo para os motoristas, que não conseguem encontrar vagas para estacionar, e para os comerciantes, que reclamam de queda no movimento desde que o sistema foi suspenso.

O fato é que, pelas características que tem, Balneário precisa investir em novos meios de transporte. Ônibus eficientes e confortáveis, malha cicloviária segura.

A tendência mundial é que o espaço para os carros fique cada vez mais restrito, especialmente na região central, para privilegiar o transporte alternativo. Balneário Camboriú terá que seguir o mesmo caminho se quiser manter-se viável. 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioCriciúma e Figueirense fazem o último jogo entre catarinenses no ano https://t.co/yWoy6F0hgjhá 1 horaRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioZé Love deve ficar de fora, e Milton Cruz não dá sinal de escalação do Figueirense https://t.co/gQdMbThdAChá 12 horas Retweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros