Fuja de cilada: veja dicas para se dar bem nas liquidações  - Cidades - O Sol Diário

Queima de estoque05/01/2017 | 04h04Atualizada em 05/01/2017 | 04h04

Fuja de cilada: veja dicas para se dar bem nas liquidações 

Redes de varejo oferecem descontos de até 80%; saiba como garimpar as melhores ofertas

Fuja de cilada: veja dicas para se dar bem nas liquidações  Felipe Carneiro/Agencia RBS
Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS

Quem conseguiu guardar um dinheiro para janeiro pode aproveitar as tradicionais promoções do varejo feitas para acabar com o estoque que sobrou do Natal. Porém, especialistas alertam para ter cuidado para não começar o ano endividado ou cair em ciladas. 

Dicas para fugir de cilada

A associação de consumidores Proteste dá algumas dicas para evitar ciladas e garimpar boas ofertas neste período de liquidações:
 
1. Faça pesquisa de preço para verificar se não se trata de "falsa liquidação"

2. Não compre por impulso, só porque é barato, pois a mercadoria pode não ter utilidade para você. Compras por impulso são vilãs que podem comprometer o orçamento familiar.

3. Não tenha pressa na compra para poder avaliar e escolher com cuidado os produtos. No caso de roupas prefira modelos mais clássicos e cores neutras.

4. Veja se compensam as promoções do tipo "pegue dois, leve três", ou que dêem brindes, descontos em segunda compra, sorteio de prêmios, etc.

5. Tenha cuidado redobrado com o estado das mercadorias, principalmente aquelas em exposição. Lembre-se que não poderá trocar, por isso, confira se não há defeitos que comprometam a utilização.

6. No caso de produtos com pequenos defeitos - roupas com manchas, descosturadas ou eletrodomésticos com partes amassadas, ou ainda, móveis de mostruário -,você deve exigir que a loja coloque na nota fiscal, os problemas apresentados, detalhando-os.

7. Pesquise os preços em vários estabelecimentos e defina, em casa, o que deve ser comprado. Um bom aliado disso são os anúncios em jornais, rádios ou tevês, que deverão ser guardados. O material publicitário poderá auxiliar numa eventual reclamação contra a empresa, caso não haja o cumprimento da oferta.

8. Aparelhos de alta tecnologia têm de ser muito bem avaliados. Por exemplo, pode haver smartphone em oferta que está sendo substituído por outro, mais atualizado. Avalie se vale investir em uma compra assim.

Leia também:

Confira lojas que estão com promoções em SC

MP que autoriza cobrar preço diferente de acordo com o meio de pagamento divide opiniões em SC

Dez dicas de economia e sustentabilidade para pequenos negócios

Anvisa suspende mais de 120 lotes de medicamentos de empresa farmacêutica

Saiba o significado de gratidão, palavra que se popularizou em 2016

Organize sua agenda financeira e respire mais aliviado em 2017


Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioJogo-treino entre Avaí e Brusque termina empatado https://t.co/xUSDPjRYAGhá 50 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioBattistotti diz que Avaí está perto de fechar parceria com grupo de investidores que atuava no Santos https://t.co/avIBRVpZZxhá 2 horas Retweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros