Argentinos têm que pagar multas antes de deixar o Brasil em Dionísio Cerqueira - Cidades - O Sol Diário

Trânsito05/02/2017 | 16h46Atualizada em 05/02/2017 | 16h47

Argentinos têm que pagar multas antes de deixar o Brasil em Dionísio Cerqueira

Operação da Polícia Militar recuperou R$ 5 mil em autuações em dois dias

A Polícia Militar iniciou uma operação em Dionísio Cerqueira para evitar que veículos estrangeiros deixem o país sem pagar multas de trânsito emitidas no Brasil. Nos dois primeiros dias de fiscalização, quinta e sexta-feira da semana passada, a Operação Retorno Legal parou 500 carros e recuperou quase R$ 5 mil em notificações feitas entre 2013 e 2016 _ a maioria por excesso de velocidade.

Os veículos são parados a poucos metros da aduana, na fronteira com a Argentina. Se há débitos, a documentação é retida até que a multa seja paga. Os turistas não podem deixar o país até regularizar a situação no órgão de trânsito.

A medida já era prevista em lei, e foi regulamentada no ano passado em uma alteração no Código Brasileiro de Trânsito (CBT). A mudança facilitou a cobrança, que era difícil de ser efetuada.

Esta é a primeira vez que esse tipo de ação é feita em Dionísio Cerqueira. Coronel Dirceu Neundorf, comandante da 9ª Região da Polícia Militar (RPM), diz que a cobrança tem sido feita sem percalços.

_ Todos os argentinos estão pagando naturalmente seus débitos, pois é assim que funciona na Argentina.

A operação da PM já repercutiu na imprensa argentina. O jornal La Voz de Misiones alerta para a grande quantidade de radares nas estradas brasileiras _ ¿em diferentes rotas a caminho das praias¿ _, e para a obrigatoriedade de obedecer aos limites indicados.

Os radares, afirma a publicação, são os principais responsáveis pelas multas por excesso de velocidade.

Os motoristas estrangeiros que estão no Brasil podem conferir se há infrações de trânsito não quitadas no site do Detran. 

 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioGrupos fantasiados animam apresentação do Galo da Madrugada no Recife https://t.co/cXVo9TgORdhá 1 horaRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioAos 99 anos, Bola Preta mostra vitalidade e arrasta milhares de foliões no Rio https://t.co/CgJElv6esvhá 2 horas Retweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros