Bombeiros Voluntários de Joinville recebem a chave da nova sede - Cidades - O Sol Diário

Novo espaço30/03/2017 | 07h11

Bombeiros Voluntários de Joinville recebem a chave da nova sede

Corporação comemora 125 anos em 2017 e nova instalação ainda não tem data de inauguração

Bombeiros Voluntários de Joinville recebem a chave da nova sede Maykon Lammerhirt/Agencia RBS
Gabriel e Romeu, o mais novo e o mais antigo bombeiro voluntário da corporação, em frente à construção da nova sede Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS

Os bombeiros voluntários de Joinville receberam na tarde de ontem as chaves de um novo marco da corporação centenária. As obras a nova sede estão concluídas e o espaço agora depende apenas de ajustes, como calçamento no pátio e mobiliário, para poder ser totalmente aproveitado pelos bombeiros.

Os trabalhos, executados pela joinvilense Perville, começaram em 28 de agosto, totalizando sete meses. A velocidade foi possível graças ao sistema construtivo com tecnologia italiana. A Perville foi escolhida justamente por viabilizar a necessidade de um prédio pré-moldado que aproveitasse a água da chuva.

Os custos foram pagos com recursos próprios dos bombeiros, que só cobriram os gastos graças ao apoio de diversas empresas. Além da Perville, que cobrou preço de custo, outras empresas de Joinville e região colaboraram com materiais essenciais e que ajudaram a reduzir em pelo menos R$ 400 mil o valor total da obra.

O presidente da entidade, Moacir Thomazi, destacou os esforços de todos que colaboraram para a construção e o apoio da Prefeitura e do governo do Estado. A inauguração oficial ainda não tem data, mas a expectativa é de que os ajustes sejam concluídos nos próximos meses.

O Corpo de Bombeiros Voluntários comemora 125 anos de existência em 2017. Foi o primeiro do Estado a unificar o atendimento com a Polícia Militar e o Samu. Hoje, a corporação, que tem cerca de 1,7 mil pessoas, entre bombeiros e funcionários administrativos, atende em torno de 35 chamadas por dia e é uma associação sem fins lucrativos de prestação de serviços de socorro em situação de emergência, ações comunitárias, educação e defesa civil.

Leia mais notícias de Joinville e região.

Encontro de gerações

Romeu E. Dressel, 78 anos, é voluntário há 59 anos e assistiu empolgado ao evento – que ainda não é a inauguração oficial. Ao lado dele, Gabriel Henrique Pereira, de 23 anos, que há dois divide o tempo no emprego como bombeiro civil com o voluntariado na corporação, contemplava seu novo local de trabalho.

– O conselho que dou para ele é que aproveite com o coração na farda. Sempre ajude os amigos. Sozinho não se consegue nada. Precisamos estar muito unidos – disse Romeu.

– Estávamos ansiosos para que a obra ficasse pronta. A nova estrutura vai ajudar muito. Agora fica o desejo e a ansiedade pela reforma do prédio antigo – afirma Gabriel.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Colunista 07/05/2016 | 08h31

Jefferson Saavedra: Bombeiros militares procuram nova sede em Joinville

Comando pediu para ocupar prédio do Estado ou se instalar no quartel dos bombeiros voluntários para reduzir custos

Livre Mercado  17/03/2016 | 07h02

Loetz: Empresários de Joinville podem ir às ruas por bombeiros voluntários

Prefeitura, da Associação Empresarial de Joinville e o próprio Corpo de Bombeiros Voluntários pressionam o governo do Estado para ordenar a retirada dos militares na fiscalização de imóveis e empreendimentos

AN Portal 16/02/2016 | 07h11

Vistorias dos bombeiros ainda geram impasse em Joinville

Hotéis continuam se queixando de fiscalização dupla, dos bombeiros voluntários e militares

Comunidade 15/07/2015 | 14h19

Bombeiros Voluntários de Joinville inauguram nova sede com homenagem a comandante morto em serviço

Unidade 10 fica no Aventureiro, anexo ao Centro de Artes e Esportes Unificados

História em pinceladas sépia 29/12/2011 | 12h21

Artista plástico produziu painel sobre a história dos Bombeiros Voluntários de Joinville

Obra de Wilson Doin será exposta na sede da corporação, no novo acesso ao Museu Nacional do Bombeiro, que será reaberto à visitação em 2012

 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioClóvis Reis: investigação indica que entre 2010 e 2014 os repasses da Odebrecht chegaram a R$ 6,7 milhões em Blume… https://t.co/iXF28XzSQ5há 34 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioHomem morre eletrocutado após vendaval em Itajaí, no Litoral Norte https://t.co/DNx3Ljojnkhá 34 minutosRetweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros