Comitiva da Defesa Civil de SC irá aos EUA para treinamento do novo radar móvel que cobrirá o Sul - Cidades - O Sol Diário
 
 

Prevenção24/03/2017 | 16h14Atualizada em 24/03/2017 | 16h14

Comitiva da Defesa Civil de SC irá aos EUA para treinamento do novo radar móvel que cobrirá o Sul

Equipamento comprado por R$ 3,4 milhões irá monitorar 52 cidades do Estado, com a possibilidade de ser deslocado para outras regiões

Diário Catarinense
Diário Catarinense

Uma comitiva da Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina irá aos Estados Unidos na próxima semana realizar testes e treinamento para operar o radar meteorológico móvel que está sendo fabricado pela empresa Enterprise Electronics Corporation (EEC). A companhia é sediada na cidade de Enterprise, no estado do Alabama. O equipamento custou R$ 3.401.222 aos cofres públicos e deve ser inaugurado até julho.

— Faremos o treinamento e a certificação do aparelho de acordo com as características contratuais — explica o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.

O radar será alocado na região Sul de Santa Catarina, cobrindo 52 municípios. Junto com o radar de Chapecó, no Oeste, previsto para entrar em operação no final de maio, e o de Lontras, que já cobre o Vale do Itajaí, Santa Catarina será o primeiro Estado do Brasil a ter todo o território coberto por radares meteorológicos.

O equipamento será móvel, ou seja, oferecerá a possibilidade de ser deslocado para outras regiões, conforme a necessidade.

— Num evento como a crise no Morro do Baú em 2008, por exemplo, o aparelho vai para a região a fim de monitorar o local com mais precisão. Isso permite posicionar o equipamento numa área para gerenciar a crise — disse o secretário.

A comitiva que visitará os Estados Unidos de 27 de março a 6 de abril é formada pelo secretário Rodrigo Moratelli; diretora Administrativa e Finanças Adriana Dorfey Vieira; gerente de Tecnologia da Informação e Governança Eletrônica Rafael Damiani; gerente de Monitoramento e Alerta Frederico Rudorff.

O gerente de Tecnologia da Informação e Governança Eletrônica, Rafael Damiani, vai aprender a instalar e operar o radar. O gerente de Monitoramento e Alerta, Frederico Rudorff, aprenderá a operar o aparelho e Software que gera as imagens para fazer a leitura. A diretora Administrativa e Finanças, Adriana Dorfey Vieira, é responsável pelos ajustes contratuais, encaminhamento do produto ao Brasil e desembaraço aduaneiro.

Leia mais notícias sobre meteorologia


O Sol Diário
Busca