Governadores do Sul assinam Carta de Porto Alegre com propostas para promover a criação de empresas - Cidades - O Sol Diário

Política31/03/2017 | 20h07Atualizada em 31/03/2017 | 20h07

Governadores do Sul assinam Carta de Porto Alegre com propostas para promover a criação de empresas

Encontro, que contou com a presença de Raimundo Colombo, ocorreu na tarde desta sexta-feira na capital gaúcha

Governadores do Sul assinam Carta de Porto Alegre com propostas para promover a criação de empresas Julio Cavalheiro / Secom/Secom
Foto: Julio Cavalheiro / Secom / Secom
Diário Catarinense
Diário Catarinense

A reunião de Governadores Brasil Sul e Argentina, promovida em Porto Alegre na tarde desta sexta-feira, terminou com a assinatura da Carta de Porto Alegre. O documento elenca algumas propostas, entre elas, a de que os governos do Brasil e da Argentina promovam a criação de empresas, inclusive cooperativas, binacionais, orientadas à integração de cadeias de valor dos setores produtivos de ambos os países, dando destaque para a agroindústria.

O encontro, conforme repassou a assessoria do governo catarinense, ainda aprofundou a cooperação entre os representantes dos dois países na promoção de ações públicas em comum. Ao longo do dia, foram debatidas propostas como a da criação de um Centro de Promoção Comercial e Investimentos Argentina/Brasil na capital gaúcha. Colombo destacou a importância de uma aproximação ainda maior entre os dois países para ampliar negócios.

— Essa união é fundamental, no sentido de ficarmos mais fortes e termos melhores resultados. Queremos promover mais parcerias entre nossos mercados e também somarmos força para ampliar nossas exportações para destinos em comum, como a Ásia e os Estados Unidos — afirmou Colombo.

Na ocasião, o governador Sartori lembrou dos 30 anos da criação do Mercosul como exemplo histórico de integração e ressaltou que os atuais desafios da economia mundial reforçam a necessidade do trabalho em conjunto para promover os países latino-americanos.

Além do governador de Santa Catarina Raimundo Colombo, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, e o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha também participaram da reunião. O governo do Paraná foi representado pelo secretário de Planejamento e Coordenação Geral, Cyllêneo Pereira Pessoa Júnior, e pelo secretário executivo do Codesul, Antônio Carlos Pauli Bettega. 

 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioCandidatos opostos se enfrentam no segundo turno da eleição presidencial na França https://t.co/QjAnqIANRyhá 5 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioMacron e Le Pen disputarão segundo turno da eleição na França https://t.co/xvwNuU0TIqhá 10 minutosRetweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros