Ministério do Turismo oferece 10 mil vagas em cursos técnicos gratuitos para estudantes - Cidades - O Sol Diário
 
 

Capacitação28/03/2017 | 11h34Atualizada em 28/03/2017 | 15h53

Ministério do Turismo oferece 10 mil vagas em cursos técnicos gratuitos para estudantes

Em Santa Catarina, 14 cidades terão aulas, que devem começar em agosto

Ministério do Turismo oferece 10 mil vagas em cursos técnicos gratuitos para estudantes Divulgação/IFSC
Os cursos oferecidos serão na área de cozinha, restaurantes, eventos, guia de turismo, hospedagem e lazer Foto: Divulgação / IFSC
Agência Brasil
Agência Brasil

O Ministério do Turismo vai oferecer 10 mil vagas em cursos técnicos de nível médio gratuitos para estudantes de escolas públicas. Os cursos, voltados para o mercado de viagens, serão ofertados em diversas cidades de 18 estados. Em Santa Catarina, 14 cidades terão aulas, que devem começar em agosto.

Os cursos são de técnico em agenciamento de viagens, cozinha, eventos, guia de turismo, hospedagem, lazer, restaurante e bar. As inscrições para os cursos ainda não estão abertas e novas informações devem ser divulgadas pelo ministério em breve, segundo a Secretaria Estadual de Turismo (Sol). 

Em Santa Catarina, os cursos serão oferecidos nas cidades de Balneário Piçarras, Bombinhas, Concórdia, Florianópolis, Garopaba, Gravatal, Laguna, Palhoça, Pomerode, São Bento do Sul, São José, Tubarão, Urubici e Videira.

A oferta faz parte do MedioTec, modalidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), lançado no fim do ano passado. O programa, segundo o Ministério da Educação (MEC), pretende oferecer um total de 82 mil vagas. No início do ano, foram anunciadas 20 mil vagas em cursos técnicos na área cultural. 

De acordo com o Ministério do Turismo, a definição da oferta de cursos na área levou em conta a demanda apresentada pelos estados e a capacidade de atendimento do programa.

No âmbito do turismo, o jovem terá aulas sobre processos de recepção, viagens, eventos, gastronomia, serviços de alimentação e bebidas e entretenimento. Os cursos são presenciais, em horários diferentes dos cursos regulares do ensino médio, e ministrados por entidades cadastradas pelo MEC.

Leia também:

Após 40 dias da inauguração, escola de ensino médio integral de Itajaí sofre com falta de segurança

Blumenau traz novas avaliações aos alunos da rede municipal de ensino

Queda na qualidade do serviço estremece relação de usuários de Santa Catarina com os Correios 

O Sol Diário
Busca