Praias agrestes de Balneário Camboriú terão água encanada - Cidades - O Sol Diário

Demorou08/03/2017 | 12h01Atualizada em 08/03/2017 | 18h48

Praias agrestes de Balneário Camboriú terão água encanada

Bairros que estão entre os mais turísticos da cidade dependem de ponteiras

Foto: Lucas Correia / Agencia RBS

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) autorizou a prefeitura de Balneário Camboriú a fazer uma escavação por baixo da BR-101 para levar água às praias agrestes. Nos próximos dias, será assinado um acordo entre a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) e a Autopista Litoral Sul, para que o trabalho possa ser licitado.

Embora a área seja uma das mais valorizadas da cidade, com condomínios e casas de luxo, moradores e veranistas de bairros como Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras não têm esgoto nem água encanada: dependem de ponteiras ou caminhões-pipa para encherem as caixas d'água.

A necessidade de passar as tubulações sob a rodovia era o principal entrave à obra. Enquanto o projeto vai à licitação, a Emasa vai instalar uma caixa d'água no Morro da Cotia, que acaba de ter o licenciamento renovado pela Fatma, e fará as ligações entre a rede principal, que já está instalada, e as ruas.

A instalação da caixa d'água já havia sido licitada três anos atrás, mas a demora para o início dos trabalhos fez com que a empreiteira desistisse do contrato. Por isso, também será feita nova contratação.

O projeto é longo e a previsão é que as obras levem alguns meses. O presidente da Emasa, Carlos Haacke, acredita que a água estará disponível nas torneiras antes do próximo verão. O esgoto, no entanto, deve demorar mais. 

 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioJon Jones é flagrado mais uma vez em exame antidoping https://t.co/bMqYrfgajHhá 43 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol Diário"Estamos buscando pontos fora de casa", destaca Giaretta, do Criciúma https://t.co/0aYY5dBGFohá 43 minutosRetweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros